Arquitetura
Obra Habitada em Huayruro / INSITU oficina de arquitectura

![]()
![]()
![]()
![]()

Arquitetos:
INSITU oficina de Arquitectura- Área:
120 m²
Ano:
2024

Descrição enviada pela equipe de projeto. No Peru, 93% das construções são autoproduzidas (Espinoza, 2022), sendo realizadas de maneira progressiva, em períodos prolongados de execução e espera. Nesse contexto, a arquitetura é quase sempre cara demais, lenta demais, ainda mais quando se trata da recuperação de um saber construtivo não convencional, onde a acessibilidade adequada a mão de obra especializada representa altos custos devido ao limitado acesso ao conhecimento técnico.


Nessa direção, a “obra habitada em Huayruro” é um projeto que se insere nas lógicas da autoconstrução planejada, assistida e progressiva, enfrentando limitações culturais-construtivas, econômicas e burocráticas dos processos de obra ao longo do tempo. O projeto levanta a questão sobre em que momento a arquitetura deve agregar valor para ser vivida, entendida e expressa: será que é quando está concluída com todas suas aspirações, interesses e detalhes? Ou quando se habita enquanto se constrói? Ou ainda quando se reformula, se adapta e se transforma em condições específicas?


Este projeto é pensado e materializado desde aproximadamente 3 anos atrás, sendo construído e habitado em paralelo, atravessando períodos prolongados de pausa e aprendizado. Tornando-se uma oficina de marcenaria e arquitetura enquanto se constrói, ao mesmo tempo em que se transforma em uma habitação temporária para, de maneira “definitiva”, se instalar como uma habitação-estúdio; continuando sua construção ao longo do tempo até os dias atuais. Ou seja, trata-se de um projeto que se manifesta em seus processos mais do que em seus resultados.

Em um lote de 4m de largura e 21m de profundidade, propõe-se uma estrutura em madeira Huayruro (Ormosia Coccinea) com uma altura livre de 4m e seção transversal contínua, cuja única espessura de 2″ permitiu sua construção, modificação e aprendizado durante o processo de obra.

Um projeto estável em sua estrutura e instável em seu interior, produto de sua planta livre que permite a transformação e adaptação ao longo do tempo. Seu sistema de pátios e janelas altas favorece a ventilação cruzada, assim como a iluminação natural.

O resultado técnico construtivo da habilitação e instalação da estrutura de madeira é o resultado do esforço máximo de duas pessoas e uma caixa de ferramentas limitada. Os detalhes-encontros, uniões mecânicas e sistemas construtivos utilizados são frutos dessa decisão.

A peça de arquitetura resultante pretende falar de sustentabilidade, liberdade, flexibilidade e resiliência, através da incorporação da cultura construtiva-espacial “não convencional” de seu entorno urbano, para se tornar parte do processo de regeneração da zona monumental de Pueblo Libre.

Através de um processo contínuo, não convencional, de teste, erro, pausa, melhoria e novo teste, o projeto promove um aprendizado transversal, transformando o erro em ferramenta e parte indissolúvel do processo projetual.

Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


