Arquitetura
Pavilhão da Saúde na Expo Osaka 2025 / Tohata Architects & Engineers

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Este pavilhão é apresentado pela Prefeitura de Osaka e pela Cidade de Osaka na Expo2025 Osaka, Kansai, Japão. Sob o tema principal “RENASCER”, ele visa incorporar a visão da cidade anfitriã, criando uma arquitetura ambientalmente simbiótica que contribui para a realização dos ODS e uma sociedade descarbonizada. Inspirado pela história e cultura da “Cidade da Água Osaka”, que prosperou com madeira e água, o pavilhão reinterpreta esses elementos para criar um novo marco arquitetônico que exibe o charme e o crescimento de Osaka para o mundo.

A cobertura de membrana única, com formas diferentes, representa a diversidade de Osaka. O “Véu de Água” é formado à medida que a água reciclada flui sobre a cobertura, desce em cascata em um tanque de água abaixo, onde é filtrada e recirculada em um sistema sustentável. O cipreste de origem local da Prefeitura de Osaka é utilizado para os acabamentos internos e externos. O átrio central é banhado por uma luz suave e difusa, criando um espaço sereno e convidativo, repleto do calor e da fragrância da madeira—um verdadeiro símbolo de relaxamento e conforto.


O átrio e os espaços de exposição são projetados com plantas baixas elípticas que se sobrepõem organicamente. Essas elipses estão conectadas por suaves inclinações, criando uma rota de circulação contínua a qual permite que todos os visitantes experimentem o mesmo caminho de exposição—um layout espacial inclusivo. A coluna helicoidal de madeira no átrio, inspirada no DNA, sustenta simbolicamente as diversas formas da cobertura.


A coluna helicoidal e todos os acabamentos internos e externos foram executados em madeira de origem local, fornecida pela Prefeitura de Osaka. Para filtrar e difundir a luz natural proveniente da cobertura, foi adotado um material inovador, produzido a partir de fios de polpa reciclada torcidos e costurados, criando uma superfície têxtil única. Complementando a solução, leves e flexíveis células solares de perovskita foram suspensas em formato de banner, oferecendo uma nova interpretação estética e funcional do uso da energia solar.



Para realizar as formas complexas, adotamos o design computacional. Cada superfície curva da membrana de cobertura é composta por segmentos gerados pelo corte de esferas de vários raios. Ao usar geometria esférica, facilitamos a adaptação da membrana transparente e organizamos a estrutura de treliça de forma eficiente. O modelo 3D que desenvolvemos foi usado para simular o “Véu de Água” e as condições ambientais.




As colunas helicoidais de madeira que sustentam a cobertura apresentam uma forma de dupla hélice inspirada no DNA. Um dos principais desafios foi construir essas superfícies curvas complexas usando madeira. Para equilibrar estética e eficiência de custo, minimizamos o uso de madeira curva e realizamos a estrutura de dupla hélice principalmente com elementos de madeira plana.


Abençoada com rios e mares, e construída com madeira de todo o Japão, Osaka se desenvolveu para ser uma cidade atraente e floresceu através da amalgamação de muitas identidades diversas. O Pavilhão da Saúde de Osaka se destaca como um símbolo de progresso, incorporando o tema “RENASCER”. Um futuro onde vida, sustentabilidade e inovação brilham juntos.

Arquitetura
Cabana Vermelha / Wiki World + Advanced Architecture Lab

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Vermelha é um projeto experimental do “Merryda Wiki World • Secret Camp”, localizado dentro de uma floresta de metasequoia habitada por aves migratórias, onde mais de uma dúzia de casas na árvore estão discretamente aninhadas. A cliente é uma senhora que também é dançarina e espera que o Wiki World possa personalizar uma cabana de férias na floresta. Este projeto também faz parte da iniciativa “Escola de Construção Wiki”, co-construindo com a natureza, representando mais uma tentativa da nossa equipe de explorar a diversidade dos espaços de vida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Pavilhão Kulhad / Wallmakers | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
1025 ft²
Ano:
2025

‘Kulhads’ ou ‘canecos de barro’ (canecos de terracota) costumavam ser uma visão familiar nas estações de trem, usados para beber chá quente ou lassi (leite coalhado), e eventualmente jogados nas praias e trilhos de trem na Índia.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
8 exposições internacionais de design esperadas para o início de 2026
Esta grande retrospectiva é dedicada à obra do casal Lella e Massimo Vignelli e revisita suas contribuições decisivas para a evolução do design internacional e da cultura gráfica. A partir de uma curadoria única de objetos, móveis, interiores, desenhos, maquetes, esboços, fotografias, manuais, marcas, livros e revistas, a exposição reconstrói a trajetória intelectual da dupla, moldada por comunidades criativas internacionais e pelo diálogo entre Milão — marcada pelo renascimento cultural do pós-guerra — e Nova York, onde os Vignelli se estabeleceram em 1965. Desenvolvida em colaboração com o Vignelli Center for Design Studies, do Rochester Institute of Technology, e com a família Vignelli.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


