Arquitetura
Pavilhão de Eventos Nola / Yemail Arquitectura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado na zona rural de Cachipay, na Colômbia, este projeto tem origem em um antigo galpão rural que apresentava potencial para ser reabilitado. A partir do pavilhão, abriram-se possibilidades de acesso imediato à cozinha, banheiros e depósitos, bem como a diversos serviços culturais e comunitários. O ponto de partida — a estrutura em bambu — nos permitiu intervir a partir das bordas, propiciando o encontro de narrativas, a criação de espaços para a especulação e, sobretudo, para a reparação circular.

O projeto foi concebido com um duplo objetivo: por um lado, habilitar a partir das potencialidades e do que já existe; por outro, responder às necessidades funcionais, promovendo diálogos com o entorno. De qualquer ponto interno, o pavilhão permite contemplar as paisagens imediatas — campos, vegetação — reforçando a conexão entre as narrativas que acontecem em seu interior e o contexto natural que o envolve.

Em termos funcionais, a reorganização do espaço interno priorizou a proximidade e a acessibilidade dos serviços, permitindo que os usuários se desloquem de forma fluida entre as áreas de evento e as zonas de apoio. A distribuição foi pensada para garantir conforto, operacionalidade e adaptabilidade, de modo que o pavilhão possa responder a diferentes escalas e tipologias de evento sem perder seu caráter acolhedor e representativo.


Foi combinada a leveza da estrutura metálica com a tradição e o calor do tijolo vitrificado. Essa materialidade não apenas responde a critérios estéticos e de durabilidade, como também oferece uma releitura do contemporâneo a partir do tradicional, permitindo que a intervenção dialogue tanto com os diversos passados do lugar quanto com um redescobrimento cultural.

A proposta levou em consideração o clima de Cachipay, explorando a ventilação cruzada e a entrada abundante de luz natural para diminuir o consumo de energia e manter o ambiente agradável. Os grandes vãos e aberturas posicionadas de forma estratégica permitem que o vento percorra o interior, enquanto a cobertura e os fechamentos protegem da incidência direta do sol e das chuvas frequentes da região.


Este pavilhão requalificado não apenas atende a uma necessidade operacional para encontros de diferentes escalas, como também se constitui em um marco cultural e visual em seu entorno, projetando uma imagem de hospitalidade e respeito pela memória do lugar.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


