Arquitetura

Pavilhão Scenius 26003 / Daryan Knoblauch

Publicado

sobre


+ 12

© Laurian Ghinițoiu

Descrição enviada pela equipe de projeto. SCENIUS 26003 é a proposta vencedora desenvolvida por Daryan Knoblauch para um plano de adaptação infraestrutural de dez anos para a cidade de Logroño. A proposta recebeu o primeiro prêmio após uma convocatória aberta lançada pelo Concéntrico e pela Porto Academy. O estúdio sediado em Berlim prevê utilizar pavilhões temporários em um ritmo bienal ao longo da próxima década.

© Laurian Ghinițoiu
© Laurian Ghinițoiu

O Pavilhão Megafone é um ato prototípico do SCENIUS 26003, uma arquitetura do movimento. O pavilhão é construído a partir de uma estrutura têxtil tensionada sob medida de quinze metros de altura, fixada a um único ponto de montagem de um guindaste alugado, cujo braço se eleva acima das árvores ao redor, enquanto sete pedras de origem local definem o perímetro de um vazio existente ao qual o tecido se conecta.

Planta

Ele pode reagir a diversas morfologias da cidade graças à sua estrutura tensionada flexível. Seu tecido prateado contínuo marca um abrigo temporário de 250 metros quadrados com 15 metros de altura, produzindo um ponto de encontro sob o qual vozes locais e externas são ouvidas, amplificadas e conectadas.

© Laurian Ghinițoiu
© Laurian Ghinițoiu

Em vez de tratar o pavilhão como um objeto fixo, os projetistas o conceberam como uma membrana responsiva — um dispositivo atmosférico que negocia entre arquitetura, clima e ocupação coletiva. A estrutura tensionada em grande escala é suspensa por um guindaste alugado e ancorada por oito rochas locais, posicionadas dentro da floresta urbana de Logroño. 

Elevação

A materialidade do tecido — sua capacidade de inflar, respirar e refletir a luz — cria uma relação dinâmica com o vento, a luz solar e os corpos que se reúnem sob ele.

© Laurian Ghinițoiu

A estrutura tensionada móvel é definida por sua leveza em contraste com a grandeza estoica do entorno. É completamente construída a partir de dispositivos que podemos encontrar na rua, com materiais de construção alternativos.

© Laurian Ghinițoiu
© Laurian Ghinițoiu





Fonte: Archdaily

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Sair da versão mobile