Arquitetura
Ponte de Acesso ao Grande Canal – Hangzhou / Zaha Hadid Architects

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
390 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. A construção da Ponte do Grande Canal em Hangzhou está agora completa. Quando aberta ao público no final de 2025, a passarela unirá o masterplan da Seamless City de 800.000 metros quadrados em construção nas margens leste e oeste do Grande Canal. Peça central do novo parque público River Middle, com 14,7 hectares, e do calçadão ribeirinho da cidade, a ponte e o plano diretor circundante, da autoria da Zaha Hadid Architects (ZHA), reconectam a cidade com seu histórico Grande Canal e o rio Qiantang, integrando residências, locais de trabalho e comodidades para a comunidade com espaços cívicos vitais para recreação, lazer e turismo.

Um patrimônio mundial da UNESCO, o Grande Canal é a via navegável artificial mais antiga e longa da China—um feito extraordinário de engenharia que remonta ao século V a.C.—fluindo para o sul a partir de Pequim para se conectar com os rios Amarelo e Yangtze da China antes de se juntar ao Rio Qiantang em seu portão sul em Hangzhou.

O Rio Qiantang em Hangzhou é famoso por seu Dragão Prateado, a maior pororoca do mundo, gerada pelas marés que entram na Baía de Hangzhou, criando ondas de até 9 metros de altura e viajando a 40 km/h. Equilibrando sensibilidade ecológica com ambição cívica, as passarelas e a praça da ponte oferecem múltiplos pontos de vista, permitindo que os visitantes experimentem com segurança o poder bruto e o espetáculo da força da natureza do Dragão Prateado.

Inspirando-se no patrimônio de longa data da cidade de Hangzhou como um centro de excelência para o renomado bordado de seda da China, o design da ponte reinterpreta técnicas tradicionais de costura. Seu sistema estrutural sinuoso tece, sobrepõe e liga para suportar uma ponte para pedestres e ciclistas que conecta os novos distritos residenciais, cívicos e comerciais do masterplan da Seamless City de Hangzhou nas margens leste e oeste do Grande Canal.

Otimizada através de modelagem digital 3D avançada para minimizar o uso de materiais, a Ponte do Grande Canal empregou construção modular pré-fabricada com montagem eficiente no local para eliminar desperdícios. A estratégia de construção da ponte foi especificamente projetada para encurtar o tempo de construção e minimizar a interrupção do tráfego fluvial no Grande Canal, atualmente utilizado por 100.000 barcaças a cada ano para transportar 260 milhões de toneladas de carga de forma sustentável dentro da China.

Utilizando materiais de origem local e acabamentos de baixo impacto, o projeto apoiou a fabricação regional e promoveu a construção sustentável por meio de expertise coletiva. Alimentada por bancos de baterias carregadas ao longo do dia por energia renovável, a iluminação LED integrada ilumina a ponte à noite.

A ponte de 390 metros de comprimento é um sistema de três arcos de aço amarrados, sua geometria é precisamente projetada para lidar com as condições de solo fracas na confluência do Grande Canal e do Rio Qiantang. Prevenindo que as poderosas forças do vento que sopram do rio sejam transferidas para o sensível local histórico, o design reduz a flexão secundária, garantindo estabilidade e minimizando as forças laterais dentro das fundações. Aproveitando a alta relação resistência-peso do aço, a ponte é significativamente mais leve do que as alternativas de concreto, permitindo os processos de fabricação e instalação mais eficientes.

Projetada para consolidar todas as forças—including torsão do tabuleiro—e entregá-las em equilíbrio aos seus suportes, a ponte se apoia em um pilar de concreto esculpido dentro da ilha que separa as vias navegáveis norte e sul do canal, reduzindo pela metade os vãos necessários para cruzar o canal enquanto proporciona equilíbrio estrutural e coerência visual.

Unindo patrimônio cultural com engenharia do século XXI e materiais recicláveis, a Ponte do Grande Canal é ao mesmo tempo escultural e sustentável, projetada para durabilidade com impacto ambiental mínimo.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Fonte Velha / Martins Pimenta – Arquitetura e Construção

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em Matosinhos, a Casa da Fonte Velha é resultado de uma abordagem cuidadosa para criar um lar familiar contemporâneo que valoriza a convivência. Este projeto, destinado a um casal jovem com três filhos, enfoca a harmonia entre os espaços de convívio e a facilidade de receber amigos e familiares.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cabana Vermelha / Wiki World + Advanced Architecture Lab

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Vermelha é um projeto experimental do “Merryda Wiki World • Secret Camp”, localizado dentro de uma floresta de metasequoia habitada por aves migratórias, onde mais de uma dúzia de casas na árvore estão discretamente aninhadas. A cliente é uma senhora que também é dançarina e espera que o Wiki World possa personalizar uma cabana de férias na floresta. Este projeto também faz parte da iniciativa “Escola de Construção Wiki”, co-construindo com a natureza, representando mais uma tentativa da nossa equipe de explorar a diversidade dos espaços de vida.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


