Arquitetura
Pousada em Pigüe / Mestizo Estudio Arquitectura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O sonho de preservar o que foi e o que ainda é, como um gesto de respeito e bom presságio para com a Mãe Natureza, é o ponto de partida que inspira o compromisso de seu proprietário, Pablo. A poucos quilômetros do povoado central de El Calvario, na província de Pastaza, Equador, a família de Pablo decidiu embarcar em um projeto capaz de proporcionar uma experiência lúdica e autêntica — um refúgio pensado para o descanso, o relaxamento e a conexão direta com o ambiente natural da Amazônia.


Dentro do lote familiar, em uma área aproximada de 2,5 hectares, Pablo deseja que o espaço destinado ao projeto se estabeleça ao sudeste — um ponto de convergência onde a vida selvagem se aproxima e se integra harmoniosamente ao entorno. Os recursos disponíveis da família, tanto materiais reciclados — como tubos metálicos provenientes da indústria petrolífera, malhas eletrossoldadas e ripas — quanto elementos naturais, como rochas, madeiras e bambu, orientam as atividades e definem o caráter construtivo do projeto.


A revalorização da cultura ancestral, o senso comum e a consciência do território que habitamos nos conduzem a integrar os aprendizados contemporâneos com a ação e a lógica vernacular, manifestando-se em uma arquitetura guiada pelas mãos.


A pousada se dispõe de forma horizontal, cercada por uma exuberante selva. Ali, sob um gesto de proteção e respeito, busca-se que a imponente árvore de Pigüé, que habita o local, continue exercendo seu papel de guardiã — agora integrando-se à construção, em uma coexistência consciente com o habitat natural. Sua estrutura principal é composta por uma sequência de pilares feitos com tubos metálicos reciclados, permitindo preservar a infraestrutura diante da umidade, proteger e salvaguardar os olhos d’água, favorecer a instalação de biofiltros para o tratamento das águas residuais e criar espaço para a regeneração natural da vegetação arbustiva que sustenta o talude.

Sua envoltória é composta por materiais naturais e reciclados. Rochas fragmentadas, dispostas e contidas em estruturas de malha eletrossoldada, formam a parede principal; elementos de madeira e painéis de vidro definem as áreas de serviço e descanso, enquanto o bambu, utilizado no revestimento do teto, acrescenta leveza e textura. Essa composição permite uma relação contínua com o ambiente natural exterior, ao mesmo tempo em que assegura conforto térmico e ambiental no interior.

Seu telhado se projeta de forma a garantir proteção contra as fortes chuvas e ventos da região. A árvore de Pigüé atravessa a cobertura com delicadeza e respeito, permitindo que seu tronco permaneça úmido e, assim, conserve o microssistema biótico que lhe dá vida.

Essa proposta revela possibilidades conscientes de intervir em ambientes naturais sensíveis, reconhecendo e reinterpretando as potencialidades do lugar. Trata-se de uma hospedagem imersa na selva amazônica equatoriana, onde, em seu interior, habita uma árvore de Pigüé — presença que traz e atrai a vida ao seu redor.

Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


