Arquitetura
Reabilitação e Ampliação Angra + Hotel Apartments / SCCS arquitectos

- Área:
611 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Belcozi, Margres, Prodisem
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto envolveu a reabilitação e ampliação de um edifício existente, originalmente uma casa de família, incluindo também a recuperação paisagística do terreno circundante. Inspirada na flora da Ilha Terceira, a intervenção priorizou a conservação das espécies existentes e a introdução de plantas nativas, criando uma autêntica vitrine da flora endêmica da região.
A construção original, datada do século XVI e classificada no Plano de Salvaguarda da Cidade Patrimônio Mundial, foi totalmente reabilitada e remodelada internamente, dando origem a quatro apartamentos turísticos. O terreno adjacente, com aproximadamente 600 m², é composto por duas plataformas em diferentes níveis e apresenta, ao sul, uma vista única e deslumbrante que se estende do Monte Brasil ao Ilhéu das Cabras. Situado no ponto mais alto da cidade, o edifício tem vista para a paisagem urbana, tendo o Atlântico e o céu como horizonte.
A principal premissa do projeto era destacar naturalmente as vistas dessa paisagem magnífica, oferecendo aos visitantes uma experiência única. Aproveitando o terraço natural do terreno, foi construído um novo edifício, cujo volume se adaptou à topografia local e permaneceu invisível em relação à “casa principal”. Seu telhado se mistura harmoniosamente com o jardim superior, onde duas aberturas fazem referência metafórica aos vulcões que formaram a ilha. Essas aberturas funcionam como pátios ingleses, trazendo luz natural para os cômodos dos dois novos apartamentos e criando um diálogo entre a arquitetura e a paisagem circundante.
Fonte: Archdaily