Arquitetura

Reabilitação para o Edifício da Rua do Recolhimento 38 / há.atelier

Publicado

sobre


+ 20

© Ricardo Gonçalves

Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta arquitetónica de reabilitação para o edifício da rua do Recolhimento 38, compreendido pelo edifício e pelo contíguo Pátio da Grila, pretende enquadrar o carácter urbano e arquitetónico do edifício ao bairro do Castelo de S. Jorge, em Lisboa.

© Ricardo Gonçalves
© Ricardo Gonçalves

Deste modo, a intervenção visa respeitar e devolver as suas características ao nível histórico e arquitetónico, transportando-as para uma estrutura urbana contemporânea desta importante zona da cidade de Lisboa, mantendo, contudo, tanto quanto possível as características morfológicas do imóvel original.

© Ricardo Gonçalves
© Ricardo Gonçalves

A Colina do Castelo caracteriza-se por uma especificidade urbanística e arquitetónica, que obriga a um olhar sensível para com as complexas questões patrimoniais que aqui se colocam. A estratégia de reabilitação proposta baseia-se não apenas na procura de um gesto acertado para com um edificado antigo genérico da cidade, mas numa intervenção capaz de dialogar com a heterogeneidade formal e estilística deste território com o seu carácter informal, o seu desenho medieval, o seu espírito pitoresco e popular – do mesmo bebendo as orientações do seu modo de estar e ao mesmo oferecendo um elemento crítico e enriquecedor do conjunto.

Planta – Pisos 1 e 2
Cortes

São as particularidades deste interior da antiga alcáçova, associados à inesperada situação urbanística do Pátio da Grila e à própria forma e desenho menos comuns do edifício, que balizaram a criatividade das opções projetais.

© Ricardo Gonçalves

A proposta de organização de acessos verticais e desenho dos fogos a cada piso procura lógicas projetais semelhantes às antes defendidas. A concentração de escadas e colunas infraestruturais num único corpo cilíndrico pretende não apenas a otimização espacial de plantas de área bastante reduzida, mas também a alegoria para com as semelhantes situações, de intricadas volumetrias puras, de diferentes tempos e formas. Traços estes que com frequência se encontram, ao analisar qualquer planta de edificado da Colina do Castelo, em especial nos edifícios próximos à antiga cerca romana.

© Ricardo Gonçalves





Fonte: Archdaily

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Sair da versão mobile