Arquitetura
Reforma Apartamento Azul & Branco / messina | rivas

Descrição enviada pela equipe de projeto. Podemos assumir que o térreo do prédio já indicava algumas linhas que apareceriam logo depois no projeto. O jardim aberto e o térreo do prédio pivotam, conectando-se por meio dos fechamentos, criando vínculos de transparência e promovendo uma interação entre o interior e o exterior, e vice-versa. Essa é a situação que procuramos articular no interior da reforma do apartamento.
Dentro de algumas operações projetuais de reforma, para responder ao programa solicitado, as aberturas e fechamentos eram sempre posicionados com certa ambiguidade, a fim de criar espaços dinâmicos, capazes de mudar e se adaptar às transformações da convivência.
Nessa busca, fomos construindo continuidades, trazendo para o interior alguns elementos da fachada do prédio existente. Para definir certas aberturas do espaço ou clausuras temporais, seguimos o ritmo da serralheria do prédio e o repetimos dentro do apartamento. Em alguns momentos, essas transparências são literais; em outros, mais opacas, ou, às vezes, se transformam em objetos para comportar usos necessários do programa solicitado.
Fonte: Archdaily