Arquitetura
Reforma e Ampliação da Casa E.T. / Studio Bocchi

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
250 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Florim, Focus, Schuco, Smeg, Vibia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto trata da reforma e ampliação de uma casa de campo localizada dentro de um pátio no topo das colinas da região de Piemonte, nos Apeninos de Reggio Emilia. A construção em pedra, datada do início dos anos 1900, já havia passado por intervenções anteriores de renovação e reforço estrutural, que resultaram na criação de terraços em concreto armado voltados para o vale e, mais recentemente, na reforma da cobertura e na adição de um pórtico de concreto e madeira no lado leste.



Os objetivos da intervenção foram ampliar o edifício no térreo — onde havia carência de espaço para a área de estar e o quarto (enquanto o pavimento superior, dedicado aos dormitórios, permaneceu inalterado por já ser suficiente e funcional) — e redesenhar a ampla área externa da propriedade. Para a nova área social, o ponto de partida foi a modificação do pórtico inclinado existente, que foi transformado em um novo espaço utilizado como sala de estar e jantar, além de área de bem-estar integrada ao quarto no térreo. A cobertura de madeira e telhas foi removida, mantendo-se os pilares de concreto, sobre os quais foi inserida uma estrutura metálica que permitiu a criação de um piso para a nova cobertura plana, reutilizando as vigas de madeira do pórtico original.



O volume foi então fechado com painéis contínuos de vidro, marcados pela presença de pilares de alumínio em posições alternadas, com acabamento em aço Cor-ten, deixando a parede de pedra original exposta no interior do novo ambiente. A antiga sala de estar foi transformada em cozinha e conectada ao novo espaço por meio de um grande portal revestido em chapa metálica, obtido pela modificação das aberturas existentes no muro. O mesmo tipo de intervenção foi realizado no quarto, onde uma nova abertura na parede de pedra conduz à área de bem-estar com sauna.

Na área externa, os terraços foram modificados com a inserção de uma piscina com borda infinita em balanço sobre a crista do terreno, equipada com um subsolo destinado a instalações técnicas e armazenamento. Por meio da utilização de terra armada e gabiões, o sistema de terraços foi expandido para criar áreas verdes utilizáveis e equipadas. As áreas em frente ao edifício foram liberadas de muros e cercas para viabilizar a criação de um novo acesso à casa, agora posicionado não mais no centro do antigo pórtico, mas na lateral curta da nova extensão. O acesso de veículos a partir da estrada principal também foi modificado, tornando-se independente do restante do pátio. A nova fachada principal do edifício passou a contar com uma estrutura de entrada composta por uma pérgola metálica, parcialmente coberta na altura da porta principal, onde foram plantadas trepadeiras.

Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Casa RDS / Luiz Paulo Andrade Arquitetos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Da diplomacia à vida familiar contemporânea. Reinventando um projeto de Vanguarda, a Casa RDS passou por uma notável transformação, unindo história e modernidade em um projeto de reforma inovador. A residência foi originalmente projetada nos anos 1960, pelo arquiteto carioca Américo R. Campello, para ser a morada do Cônsul Britânico em São Paulo, e posteriormente adaptada a fim de ser o Consolado da Inglaterra na década de 1980. Atualmente, ressurge como um lar sofisticado para uma família do século XXI. O projeto de Campello, cuja estrutura foi considerada inovadora para a época, foi descaracterizado por conta de alterações ao longo dos anos. Nosso objetivo de projeto passou a ser reforçar a volumetria original, através da recuperação dos amplos e belos balanços, além de ampliar os espaços internos.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


