Arquitetura
Residência AMEF / Patricia Martinez Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
825 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Florense, Laboratório da Luz, Mula Preta, Neobambu, Portobello

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desenvolvida por Patrícia Martinez Arquitetura, a Residência AMEF estabelece um limite tênue entre a arquitetura residencial e a vegetação do Parque Ibirapuera, entregando um projeto onde a sensação de se viver em uma cidade cosmopolita como São Paulo não é perceptível para os moradores – um casal que buscava uma forte conexão com a natureza alinhada a um estilo de vida saudável e voltado para o esporte.


Na fachada da casa, o revestimento de ripas verticais de Luna Wood – um pínus finlandês tratado de forma ecológica – e o embasamento em pedra de cantaria refletem o compromisso com escolhas sustentáveis. A escolha desse acabamento também foi pensada na estética a longo prazo, uma vez que a madeira envelhece gradualmente de forma natural, adquirindo uma aparência que se assemelha aos troncos das árvores ao redor.

A implantação da casa foi planejada para preservar ao máximo a área verde do terreno. A residência foi posicionada à direita, permitindo a instalação de uma piscina biológica de 20 metros de comprimento. Nesta piscina, a água é tratada por um ciclo natural: as plantas aquáticas produzem biomassa através da fotossíntese, que é consumida pelos micro-organismos. Esses micro-organismos transformam a matéria orgânica em inorgânica, como dióxido de carbono e sais minerais, essenciais para o crescimento das plantas. Esse ciclo ecológico garante a manutenção da qualidade da água da piscina. Além disso, ao fundo da área, uma sauna é emoldurada por uma parede verde, contribuindo para a integração da estrutura arquitetônica com a vegetação externa e o paisagismo do projeto.


A volumetria da residência faz referência ao conceito de “barn contemporâneo”, distribuída em dois pavimentos: no térreo, localiza-se a área social, onde se destacam a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha. Ainda no mesmo nível, encontra-se uma área gourmet, além de um banheiro de serviço e um lavabo para visitas, com uma mesa de concreto feita sob medida.


Acima, a área íntima dos quartos, em destaque a suíte do casal projetada com vista para a vegetação do parque. Os grandes vãos envidraçados e as janelas modulares personalizadas garantem uma integração fluida entre os ambientes internos e externos, além de uma ventilação constante.

Pensado para acompanhar o casal ao longo da vida, o projeto inclui planos de acessibilidade, como um elevador que conecta todos os quatro andares, desde o subsolo – onde estão a garagem, a área de serviço e um depósito – até o rooftop. O conforto e a acessibilidade também se estendem aos pets, com pisos internos e externos que contam com um certo atrito na sua textura, garantindo a segurança das patas dos cães que ali vivem.

Como resultado, a Residência AMEF reflete a importância de uma arquitetura que, mesmo destinada ao patrimônio privado, conversa com o entorno da cidade, tendo como premissa a arquitetura como um elemento que contribui para o desenho e a história urbana.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


