Arquitetura

Residência ART / Jacobsen Arquitetura

Publicado

sobre


+ 26

© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na cidade praiana de Paraty, no Rio de Janeiro, e com acesso direto ao mar, a Residência ART não se revela em um primeiro olhar. Entre diversas árvores originais e preservadas no terreno, as linhas precisas e ortogonais da sua fachada se desmaterializam nos tortuosos e orgânicos movimentos da natureza.

© Fernando Guerra | FG+SG

O visitante é recebido por um acolhedor porte-chochère, resultante do balanço do volume acima. A fachada da rua é revestida por placas de pedra, que conferem privacidade ao interior da casa e criam um interessante contraste visual com o paisagismo. As portas se abrem para um grandioso hall de entrada, cujo ponto focal é uma imponente escada escultural em travertino e madeira. A partir desse ponto, os três eixos principais da casa se desenvolvem.

© Fernando Guerra | FG+SG

Seguindo à direita, estão localizadas as áreas sociais, com sala de estar, jantar e área gourmet, completamente integradas à varanda através de grandes aberturas em painéis de vidro. Na esquerda, estão localizadas sala íntima, academia e sauna, que se abrem para a piscina e para um extenso gramado que segue até o mar. A pedido dos clientes, uma área alfresco foi projetada no gramado, proporcionando à família agradáveis refeições ao ar livre.

Plantas e corte

Para que as vistas para o mar e as montanhas fossem potencializadas, optamos por um segundo pavimento, onde três eixos comportam as suítes: um para o casal, o segundo para os filhos e o terceiro para hóspedes. As suítes da família são conectadas por uma generosa varanda de onde pode-se observar as atividades no gramado e o horizonte do oceano. O volume dos quartos de hóspedes se torna o balanço do porte-cochère, sustentado por estrutura metálica treliçada.

© Fernando Guerra | FG+SG

A escolha do forro com tom de madeira mais claro criou um interessante contraste com os brises da fachada, em tons mais escuros. Além disso, duplos beirais conferem maior proteção a intempéries, enquanto um cuidadoso paisagismo cria áreas de preservação de árvores antigas no terreno. Móveis assinados, peças de design e obras de arte compõem a decoração, com curadoria cuidadosa do escritório em conjunto dos clientes.

© Fernando Guerra | FG+SG





Fonte: Archdaily

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Sair da versão mobile