Arquitetura

Residência BROM / Atelier Carle

Publicado

sobre


+ 54

© Alex Lesage

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto se fundamenta em uma abordagem crítica das questões de sustentabilidade relacionadas à arquitetura residencial em áreas rurais. Tal abordagem está enraizada no contexto do terreno: uma propriedade de prestígio às margens de um lago na região de Eastern Townships, ocupada pela mesma família por quase um século.

© Alex Lesage
Planta do Térreo
© Alex Lesage
© Alex Lesage

Diante da constante transformação da paisagem rural em Quebec, é essencial manter uma reflexão crítica sobre a abordagem estética — no sentido filosófico — para reposicionar a arquitetura contemporânea, não apenas em relação às preocupações ambientais universais, mas também em relação ao que é considerado um produto específico da nossa cultura, do nosso corpo coletivo de referências.

© Alex Lesage

A escala do programa de ocupação desejado pelo cliente, somada ao estado de deterioração da construção existente — uma estrutura de madeira do início do século XX com alvenaria de pedra irregular — tornou inviável a ideia de conservação total, demandando uma abordagem conceitual renovada, mais enraizada nas condições do lugar. Os elementos pré-existentes passaram, assim, a servir de base para o desenvolvimento arquitetônico, suscitando uma reflexão sobre o que realmente constitui a noção de durabilidade.

© Alex Lesage
© Alex Lesage

As fundações e a chaminé de alvenaria da antiga residência foram preservadas e integradas a um novo percurso de acesso ao terreno. O uso da pedra nas fundações e nos pisos da nova intervenção estabelece, conceitualmente, um diálogo entre o que é novo e o que desapareceu. A pedra — resistente, em contraste com a natureza efêmera das estruturas de madeira típicas da arquitetura rural — ancora os espaços no sítio e prolonga os vestígios materiais da história frágil dessa propriedade.

© Alex Lesage
Planta do Jardim
© Alex Lesage

Da mesma forma que o desenvolvimento arquitetônico “dissolve” as duas temporalidades da ocupação do território, a escolha dos materiais e do mobiliário posiciona o caráter dos espaços em uma estética situada entre o antigo e o novo.

© Alex Lesage





Fonte: Archdaily

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Sair da versão mobile