Arquitetura

Residência MRD / Jacobsen Arquitetura

Publicado

sobre


+ 14

© Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. Próximo a uma densa mata tropical e localizado no interior de São Paulo, o projeto da Residência MRD buscou se adaptar a um terreno com diversas variações de níveis através de soluções que valorizassem percursos e vistas para a natureza que o cerca.

© Fran Parente

Ao chegar pelo acesso da rua, um longo passeio convida o visitante a caminhar por toda a extensão da fachada, acompanhando o paisagismo cuidadosamente posicionado, até a cobertura do porte cochère, gerado por um grande balanço do volume acima. Implantada na cota mais alta e distribuída em 2 níveis, a residência se aproveita da inclinação do terreno para revelar-se progressivamente.

© Fran Parente
© Fran Parente

Uma escada em U dá acesso ao andar superior, que aqui funciona como um grande pavimento térreo. O programa principal da casa se distribui em dois volumes ortogonais, conectados por uma circulação de vidro. Virando à direita, estão localizadas a sala de jantar e cozinha. A sala de estar ganha mais pé direito e espacialidade ao ser posicionada em um nível mais baixo. Ela se estende pela varanda gourmet, gerando uma sensação de amplitude através de grandes painéis de vidro.

Planta – Térreo

Uma estrutura de madeira laminada, levemente descolada da cobertura, recobre toda a área social, unificando e compondo visualmente o espaço. Na varanda gourmet, um painel em madeira ecológica cinza pode ser movido de acordo com a necessidade de proteção à incidência solar. Esse mesmo material, que simula o tom de madeira queimada, foi escolhido pelos clientes pela sua baixa manutenção e é utilizado no revestimento das fachadas externas da casa. Um banco, que também funciona como guarda-corpo, contorna o balanço do volume social.

© Fran Parente

À esquerda da escada, no segundo volume, estão localizadas sala íntima e suítes. Uma circulação dá acesso aos quartos, protegida da rua por brises estrategicamente posicionados para entrada de luz e ar. Todos os ambientes se abrem visualmente para a piscina e para a natureza ao redor, protegidos por painéis de madeira. Contornando o volume íntimo pelo declive, é possível acessar um ateliê, protegido pelo balanço da suíte master e feito sob medida para a cliente.

© Fran Parente

As áreas de serviço e o spa estão localizadas no nível inferior, cuja materialidade procura se disfarçar nas diferenças de nível do terreno. Por isso, toda a estrutura desse pavimento é feita de concreto, em contraste com a estrutura mista do pavimento térreo. A escolha de pilares metálicos no volume social nos permitiu posicioná-los nas extremidades dos beirais, tornando assim os fechamentos independentes e possibilitando recuar os cômodos, criando áreas de sombra.

© Fran Parente

Móveis assinados e obras de arte compõem a decoração do projeto com cuidadosa curadoria da nossa equipe, com nomes como Adolfo Estrada, Artur Lescher, Etel Carmona e Sergio Rodrigues, além de peças autorais do escritório.

© Fran Parente





Fonte: Archdaily

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Sair da versão mobile