Arquitetura

Residência S / Andersson & Stare

Publicado

sobre


+ 12

© James Silverman

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência S está localizada no topo de uma montanha na ilha de Orust, oferecendo vistas panorâmicas do fiorde abaixo. A propriedade conta com um cais privativo, com uma doca e um galpão para barcos, acessível por caminhos sinuosos e escadas que descem pela íngreme encosta da montanha. O terreno é dramaticamente contornado e caracterizado pela paisagem selvagem nórdica, com afloramentos rochosos de granito, urze e pinheiros que conferem ao local uma atmosfera natural genuína e intocada.

© James Silverman
Planta
© James Silverman

O principal desafio foi posicionar a casa no topo da montanha, preservando os arredores naturais e respeitando as rigorosas regulamentações de construção. A solução foi composta por dois volumes desalinhados: um colocado mais alto e próximo à superfície da montanha, equilibrando o outro, que supera uma diferença de altura maior. Essa composição não só cria espaços externos protegidos, mas também gera experiências espaciais variadas, tanto internas quanto externas.

© James Silverman
Cortesia de Andersson & Stare

Uma parte central do processo de design foi criar uma casa que se integrasse ao seu entorno. Por isso, a casa é totalmente revestida com painéis de madeira uniformes, tratados para harmonizar com as rochas e pinheiros ao redor. O sistema de drenagem da água da chuva é discretamente integrado por trás do revestimento, e a forma pura e minimalista confere à casa um caráter moderno e abstrato, como um monólito emergindo da montanha. Uma estrada de cascalho serpenteia para cima e através da casa, tornando-a acessível de carro sem interromper a paisagem.

Cortesia de Andersson & Stare
Seção
Cortesia de Andersson & Stare

A planta interna é distribuída pelos dois volumes, com um abrigando os espaços privados e o outro atendendo às funções sociais. A partir da entrada principal, você entra diretamente nas áreas sociais e é imediatamente conduzido por uma linha de visão clara através da casa, com vista para o fiorde. A janela da fachada do salão emoldura a vista do fiorde, e uma grande porta de correr se abre diretamente para o terraço, que se integra perfeitamente à montanha. As grandes aberturas trazem a natureza para mais perto e adicionam serenidade à experiência espacial. A parte privada da residência é mais fechada, mas conta com um quarto principal que também oferece a mesma vista panorâmica deslumbrante do fiorde, além de acesso direto ao terraço.

© James Silverman





Fonte: Archdaily

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Sair da versão mobile