Arquitetura
Residência SF / Gabriel Micherif Arquitetura

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência foi idealizada como um refúgio sóbrio e integrado à paisagem, organizado em torno de um pátio central que abriga o espaço gourmet. A opção pela planta em U preserva a privacidade e assegura uma conexão fluida entre os ambientes e com o entorno.
A fachada frontal se expressa por meio de brises verticais, que proporcionam privacidade e conforto, sem bloquear a visão. Através de determinados ângulos, permitem que a paisagem a fundo se insinue, transformando a arquitetura em moldura viva e interativa. Essa dinâmica entre ocultar e revelar cria uma relação sensorial com o entorno.
Mais que um recurso técnico, os beirais em madeira são um gesto poético. Com raízes na arquitetura tropical brasileira e na sabedoria construtiva japonesa, eles abrigam da chuva, filtram o sol, conduzem o vento e prolongam os volumes da casa — criando a sensação de leveza e proteção que envolve toda a edificação.
A seleção de materiais reforça a narrativa projetual. A madeira ecológica da Arkos evoca a carbonização tradicional japonesa — técnica que potencializa a durabilidade — mas aqui, ganha uma releitura contemporânea e sustentável. O contraste com o vidro e a pedra natural aplicados de forma estratégica, enfatiza a dualidade entre solidez e leveza.
A arquitetura, ao mesmo tempo em que resguarda seus moradores dos vizinhos laterais, se abre para a paisagem e para o pôr do sol, criando um ambiente acolhedor e contemplativo. Cada ambiente foi projetado de maneira criteriosa de modo a trazer uma maior integração visual entre o interior e o exterior, reforçada pela ampla área gramada em seu pátio central – convida ao convívio, ao relaxamento e à contemplação da natureza.
Trata-se de uma morada que concilia técnica e poesia, tradição e inovação; uma arquitetura que se molda ao terreno, compõe a vista e oferece uma experiência de habitar serena, elegante e envolvente.
Fonte: Archdaily