Arquitetura
Residência TM / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um terreno com vista para um grande lago no interior de São Paulo, a Residência Três Meninas foi batizada em homenagem a uma mãe e suas duas filhas. Em uma implantação não-ortogonal, seu desenho foi pensado para se encaixar nas curvas de nível do terreno em declive.


A casa térrea, que abriga diferentes gerações de uma mesma família, também define a sua organização programática baseada na estrutura familiar: um bloco para a matriarca, onde estão localizadas a área social e a suíte master; e um bloco para cada uma das filhas, com suas respectivas suítes. Um quarto bloco, de aspecto topográfico, se mimetiza no relevo, onde estão localizados um spa, garagem e serviço.

Todos os blocos são conectados por passarelas cobertas, num gesto arquitetônico que não apenas cria entre os espaços uma ligação física, mas poeticamente também denota seus laços familiares. No bloco principal, o programa social de distribui longitudinalmente, com jardins criando proteções visuais nas transições para as áreas íntimas, além de promoverem ventilação cruzada entre os ambientes.


Uma escada externa paisagística conduz a descida até a piscina, para qual foram realizados diferentes testes de altura durante o projeto para que sua posição não atrapalhasse a vista da casa para o lago.

Uma pele veneziana, escolhida pela cliente, envelopa os volumes. Construída em estrutura metálica, a casa é protegida por beirais cujos balanços se estendem por até seis metros, propiciando proteção da incidência solar e criando generosas áreas de transição entre o interior e o exterior.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Pavilhão Kulhad / Wallmakers | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
1025 ft²
Ano:
2025

‘Kulhads’ ou ‘canecos de barro’ (canecos de terracota) costumavam ser uma visão familiar nas estações de trem, usados para beber chá quente ou lassi (leite coalhado), e eventualmente jogados nas praias e trilhos de trem na Índia.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
8 exposições internacionais de design esperadas para o início de 2026
Esta grande retrospectiva é dedicada à obra do casal Lella e Massimo Vignelli e revisita suas contribuições decisivas para a evolução do design internacional e da cultura gráfica. A partir de uma curadoria única de objetos, móveis, interiores, desenhos, maquetes, esboços, fotografias, manuais, marcas, livros e revistas, a exposição reconstrói a trajetória intelectual da dupla, moldada por comunidades criativas internacionais e pelo diálogo entre Milão — marcada pelo renascimento cultural do pós-guerra — e Nova York, onde os Vignelli se estabeleceram em 1965. Desenvolvida em colaboração com o Vignelli Center for Design Studies, do Rochester Institute of Technology, e com a família Vignelli.
Arquitetura
Testarossa une herança italiana e jeitinho brasileiro em drinques nada óbvios e ambiente para se admirar
Com atmosfera despojada e acolhedora, o bar busca abraçar diferentes públicos — desde os que gostam de acompanhar o preparo dos drinques de perto, no balcão, aos que preferem um cantinho mais intimista, onde uma rica memorabilia, formada por prêmios, objetos e referências, contam a história por trás da criação da casa. “Recebemos as pessoas como se fosse na nossa casa, e o balcão é o coração do bar. É onde a técnica aparece, o cliente vê o processo e entende o que está sendo feito”, completa.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


