Arquitetura
Roca São Paulo Gallery completa dois anos como um espaço de contemplação e criatividade que conecta o visitante à natureza | Marcas Parceiras
Quem passa pela avenida Brasil na altura da Rebouças, em São Paulo, se depara com uma fachada de vidro que se destaca na região por trazer certa privacidade para quem está dentro e espalhar beleza para quem vê de fora. Cercado por um paisagismo que transporta observadores e visitantes para uma floresta, o edifício abriga o Roca São Paulo Gallery, iniciativa da marca espanhola Roca que funciona como ponto de encontro para discussões sobre arquitetura, design, inovação e sustentabilidade.

O espaço, cujo conceito existe há mais de dez anos na Europa e na Ásia, desembarcou no Brasil em 2023 com projeto de arquitetura e interiores assinado pela arquiteta Fernanda Marques. Ela se inspirou na Mata Atlântica para criar um local de respiro e oxigenação. “O projeto reflete um estilo contemporâneo, marcado pela precisão em sua forma, pela integração fluida entre arquitetura e paisagem e pelo uso de materiais com transparência e leveza. Ele se abre para a cidade, mas, ao mesmo tempo, cria refúgios de contemplação e troca”, diz a profissional. Nos mais de 1.300 metros quadrados do gallery, nota-se a união do paisagismo de Alex Hanazaki com a presença de madeira e vidro. Falando dos espaços, eles são modulares e amplos, e incorporam soluções de eficiência energética e integração urbana. No mobiliário, itens de Giacomo Tomazzi, Gustavo Bittencourt e Geraldo de Barros convivem harmonicamente com peças assinadas pela própria Fernanda para a Breton.

Este ano, o Roca São Paulo Gallery ganhou o prêmio internacional iF Design Award na categoria “Public Architecture”. Esse é o primeiro empreendimento de Fernanda Marques a ser laureado na categoria em questão. “A inovação está no modo como arquitetura, natureza e tecnologia se articulam para oferecer experiências imersivas. Desde o desenho das fachadas, que criam transparência, até o uso de elementos gráficos e digitais que comunicam a identidade da Roca, tudo foi pensado para unir impacto estético e funcionalidade”, aprofunda a profissional.

Para o diretor de marketing e vendas da Roca Brasil, Valmir Benaglia, o projeto é bem-sucedido ao gerar valor na experiência de quem o visita. “Cada um dos Roca Galleries carrega em sua essência a realização de exposições, debates, apresentações e atividades culturais com temáticas que conversam sobre o novo e geram ideias impactantes para o cenário da arquitetura”, analisa. Além do Brasil, países como China, Espanha, Portugal e Inglaterra têm unidades da iniciativa. No último, o projeto foi assinado pela icônica arquiteta Zaha Hadid, que até a inauguração do espaço no Brasil era a única mulher a ter desenhado um espaço Roca no mundo.
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


