Arquitetura
Terminal BTG Pactual / Perkins&Will São Paulo

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
2400 m²
Ano:
2024
Fabricantes: +55 Design, Boobam, Etel Design, Guardian Glass , Mula Preta, Ovo Design, Portobello, Protecnica, Sto Brasil

Descrição enviada pela equipe de projeto. BTG Pactual abre o primeiro terminal exclusivo da América Latina, celebrando a leveza e a conexão com a natureza através da arquitetura.

Inspirado na liberdade dos voos e aconchego dos ninhos, o novo terminal do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, evoca o simbolismo das asas abertas com as coberturas invertidas, em um equilíbrio entre beleza e funcionalidade.

O projeto tem assinatura dupla: desenvolvida pela Perkins&Will São Paulo, a estrutura de linhas fluidas e materiais contemporâneos repousa em harmonia com a paisagem do entorno, oferecendo uma experiência única e inspiradora aos viajantes, que ainda desfrutam dos interiores acolhedores e design de mobiliário assinados pelo escritório P|S Pascali Semerdjian Arquitetos.

A edificação nasceu do desejo por exclusividade, como um contraponto à experiência convencional de viagem. Conforto, privacidade e estrutura para reuniões foram as demandas iniciais que guiaram o desenvolvimento do novo terminal. Em termos de design, o edifício é composto por uma base sólida perfurada pelo jardim central que promove a conexão com a natureza. Além da vantagem biofílica, o jardim também atua como um divisor de fluxos do terminal, que se organiza em lounge de check in e áreas de embarque e desembarque.

O projeto do jardim reflete um compromisso com a sustentabilidade e a valorização da flora local. Ele é composto por árvores nativas brasileiras, como sibipiruna, ipê branco e pau-brasil, destacando uma abordagem contemporânea de respeito ao meio ambiente, promoção da biodiversidade local e adequação às normas de segurança aeroportuárias –que restringem o uso de espécies arbóreas que possam atrair pássaros.

As águas da cobertura invertida repousam sobre a estrutura de pé-direito duplo e amplos caixilhos, numa composição elegante de materiais metálicos, madeira e vidro – este último especialmente importante por promover abundante iluminação natural e vista livre do céu. De volta à base sólida que guiou o desenvolvimento do novo terminal, destacam-se as áreas de drop-off que recebem os passageiros nos momentos de embarque e desembarque.

Os desenhos feitos à mão por P|S Pascali Semerdjian Arquitetos deram origem a 15 ambientes: Lounge Check In, dois Lounges Privativos, Lounge Banheiro, Banheiro, Sala de Reunião, Lounge Embarque e Desembarque Doméstico, Lounge Embarque Internacional, Lounge Desembarque Internacional, Private Suites e Área Gourmet, todos com oferta de serviços à la carte.

Tons quentes, materiais naturais e texturas acolhedoras privilegiam a experiência de casa em um terminal completo, com amplas áreas de processamento, operações, segurança, circulação e até hospitalidade – estar, salas de reuniões e suítes. A parceria entre Perkins&Will e P|S Pascali Semerdjian Arquitetos, responsáveis pelos projetos de arquitetura e interiores, resultou em um local distinto, que rompe os estereótipos de terminais aéreos e salas vips convencionais, proporcionando sensação de acolhimento e tranquilidade aos viajantes, sem negligenciar as diversas necessidades operacionais e de segurança exigidas para este tipo de estrutura.

Enquanto o pé-direito duplo impressiona quem observa de fora e circula internamente, paineis de madeira a meia altura suavizam a amplitude do espaço e oferecem uma escala mais acolhedora em ambientes estratégicos, onde a sensação de aconchego é bem-vinda. A forte presença da madeira confere calor e sofisticação aos espaços, pontuados por pedras de destaque que dão personalidade ao projeto de interiores.

Os interiores dos ambientes públicos, assim como seus respectivos mobiliários, garantem a originalidade de cada um desses espaços. Desenhado por P|S Pascali Semerdjian Arquitetos, o mobiliário nasceu de um processo artesanal: marcenarias para o bar, salas privativas, área de desembarque internacional, cubas, estantes, poltronas, chaises, mesas de centro e luminárias são alguns dos elementos exclusivamente projetados para integrar o Terminal BTG Pactual de forma harmônica, funcional e impactante.

A iluminação também tem papel de destaque no edifício projetado pela Perkins&Will, marcando a cobertura que “flutua” sobre a base sólida, acolhendo os viajantes e garantindo a segurança de todos, conforme normas técnicas.

Fluidez de formas, integração à paisagem e sofisticação resumem este projeto complexo, desenvolvido para atender as necessidades dos visitantes, refletir a identidade do BTG Pactual e transmitir a sensação de pertencimento e liberdade aos que observam e vivenciam o espaço.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


