Arquitetura
Terminal BTG Pactual / Perkins&Will São Paulo

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
2400 m²
Ano:
2024
Fabricantes: +55 Design, Boobam, Etel Design, Guardian Glass , Mula Preta, Ovo Design, Portobello, Protecnica, Sto Brasil

Descrição enviada pela equipe de projeto. BTG Pactual abre o primeiro terminal exclusivo da América Latina, celebrando a leveza e a conexão com a natureza através da arquitetura.

Inspirado na liberdade dos voos e aconchego dos ninhos, o novo terminal do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, evoca o simbolismo das asas abertas com as coberturas invertidas, em um equilíbrio entre beleza e funcionalidade.

O projeto tem assinatura dupla: desenvolvida pela Perkins&Will São Paulo, a estrutura de linhas fluidas e materiais contemporâneos repousa em harmonia com a paisagem do entorno, oferecendo uma experiência única e inspiradora aos viajantes, que ainda desfrutam dos interiores acolhedores e design de mobiliário assinados pelo escritório P|S Pascali Semerdjian Arquitetos.

A edificação nasceu do desejo por exclusividade, como um contraponto à experiência convencional de viagem. Conforto, privacidade e estrutura para reuniões foram as demandas iniciais que guiaram o desenvolvimento do novo terminal. Em termos de design, o edifício é composto por uma base sólida perfurada pelo jardim central que promove a conexão com a natureza. Além da vantagem biofílica, o jardim também atua como um divisor de fluxos do terminal, que se organiza em lounge de check in e áreas de embarque e desembarque.

O projeto do jardim reflete um compromisso com a sustentabilidade e a valorização da flora local. Ele é composto por árvores nativas brasileiras, como sibipiruna, ipê branco e pau-brasil, destacando uma abordagem contemporânea de respeito ao meio ambiente, promoção da biodiversidade local e adequação às normas de segurança aeroportuárias –que restringem o uso de espécies arbóreas que possam atrair pássaros.

As águas da cobertura invertida repousam sobre a estrutura de pé-direito duplo e amplos caixilhos, numa composição elegante de materiais metálicos, madeira e vidro – este último especialmente importante por promover abundante iluminação natural e vista livre do céu. De volta à base sólida que guiou o desenvolvimento do novo terminal, destacam-se as áreas de drop-off que recebem os passageiros nos momentos de embarque e desembarque.

Os desenhos feitos à mão por P|S Pascali Semerdjian Arquitetos deram origem a 15 ambientes: Lounge Check In, dois Lounges Privativos, Lounge Banheiro, Banheiro, Sala de Reunião, Lounge Embarque e Desembarque Doméstico, Lounge Embarque Internacional, Lounge Desembarque Internacional, Private Suites e Área Gourmet, todos com oferta de serviços à la carte.

Tons quentes, materiais naturais e texturas acolhedoras privilegiam a experiência de casa em um terminal completo, com amplas áreas de processamento, operações, segurança, circulação e até hospitalidade – estar, salas de reuniões e suítes. A parceria entre Perkins&Will e P|S Pascali Semerdjian Arquitetos, responsáveis pelos projetos de arquitetura e interiores, resultou em um local distinto, que rompe os estereótipos de terminais aéreos e salas vips convencionais, proporcionando sensação de acolhimento e tranquilidade aos viajantes, sem negligenciar as diversas necessidades operacionais e de segurança exigidas para este tipo de estrutura.

Enquanto o pé-direito duplo impressiona quem observa de fora e circula internamente, paineis de madeira a meia altura suavizam a amplitude do espaço e oferecem uma escala mais acolhedora em ambientes estratégicos, onde a sensação de aconchego é bem-vinda. A forte presença da madeira confere calor e sofisticação aos espaços, pontuados por pedras de destaque que dão personalidade ao projeto de interiores.

Os interiores dos ambientes públicos, assim como seus respectivos mobiliários, garantem a originalidade de cada um desses espaços. Desenhado por P|S Pascali Semerdjian Arquitetos, o mobiliário nasceu de um processo artesanal: marcenarias para o bar, salas privativas, área de desembarque internacional, cubas, estantes, poltronas, chaises, mesas de centro e luminárias são alguns dos elementos exclusivamente projetados para integrar o Terminal BTG Pactual de forma harmônica, funcional e impactante.

A iluminação também tem papel de destaque no edifício projetado pela Perkins&Will, marcando a cobertura que “flutua” sobre a base sólida, acolhendo os viajantes e garantindo a segurança de todos, conforme normas técnicas.

Fluidez de formas, integração à paisagem e sofisticação resumem este projeto complexo, desenvolvido para atender as necessidades dos visitantes, refletir a identidade do BTG Pactual e transmitir a sensação de pertencimento e liberdade aos que observam e vivenciam o espaço.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Carla Diaz apresenta obra de arte personalizada para nova casa
“Foi uma obra desafiadora de ser criada. Uma encomenda feita praticamente às cegas, para representar uma pessoa que, desde criança, esteve dentro das nossas casas. Como retratar abstratamente toda essa personalidade da Carla? No abstrato, cada um enxerga um pouco do que tem dentro de si mesmo. Tive certeza de que acertei no equilíbrio e na energia da obra quando ela olhou e enxergou a alegria transbordando através das cores”, afirmou Leonardo.
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


