Arquitetura

Transformação de uma Cisterna em Espaço Multifuncional / Estudio Úbeda Valero + Roque Carlos Valero

Publicado

sobre


+ 11

© Courtesy of Estudio Úbeda Valero

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Inmaculada Jesuitas em Alicante foi construída em meados do século XX nas encostas da Serra Grossa. Sua construção exigiu grandes intervenções no terreno, juntamente com um ambicioso sistema hidráulico projetado para fornecer água a todo o complexo. O elemento mais distintivo deste sistema foi a construção de duas cisternas semienterradas na parte superior do local, concebidas para distribuir água por gravidade para o restante da escola. Com a chegada do abastecimento público de água, essas estruturas caíram em desuso por mais de meio século.

© Courtesy of Estudio Úbeda Valero

Enfrentando a necessidade de fornecer à escola novas instalações, surgiu a oportunidade de reativar essa infraestrutura esquecida, recuperando não apenas o interior das cisternas, mas também seus telhados, que originalmente serviram como apoio para atividades complementares.

Maquete 01
Maquete 02

O projeto propõe a consolidação e transformação das cisternas em um espaço multifuncional complementado por novos serviços. A intervenção não busca apagar o caráter original da infraestrutura ou dissolver sua condição de vazio semienterrado, mas sim, valorizar esse volume latente por meio de aberturas que tragam luz natural para o interior e da inserção de elementos autônomos capazes de abrigar os novos programas.

© Courtesy of Estudio Úbeda Valero
© Courtesy of Estudio Úbeda Valero

As cisternas são entendidas como um grande recipiente neutro cuja escala e materialidade incorporam uma intensa presença espacial. Em contraste com esse poderoso pano de fundo, as intervenções contemporâneas são concebidas como leves, artefatos reversíveis—mais próximos de móveis do que de arquitetura—colocados dentro sem interromper a continuidade do espaço ou competir com a estrutura existente.

© Courtesy of Estudio Úbeda Valero
© Courtesy of Estudio Úbeda Valero

Essas inserções definem áreas funcionais sem alterar a morfologia das cisternas, permitindo que o antigo e o novo sejam claramente distinguidos. A vida renovada da cisterna, assim, surge não de uma transformação radical, mas de uma estratégia mínima e deliberada: gestos precisos que ativam o que já estava lá.

© Courtesy of Estudio Úbeda Valero





Fonte: Archdaily

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Sair da versão mobile