Arquitetura
XVII Semana de Arquitetura e Urbanismo FCT Unesp Presidente Prudente

Paisagem que Habito, Paisagem que Habitamos.
Habitar uma paisagem implica muito mais do que nela residir fisicamente; envolve uma relação de transformação mútua entre ser humano e ambiente. “Habitar é a maneira como os mortais são na terra” (Heidegger). Essa relação é fundamental não só como mera ocupação espacial, mas sim revela o habitar como parte constituinte fundamental da existência humana. A paisagem, assim, deixa de ser cenário e se torna viva identidade, onde gestos cotidianos, memórias coletivas e projeções de futuro se entrelaçam. Nesse processo contínuo, o habitante molda e é moldado, onde nessa relação é moldada uma trama de relações que definem a identidade desses corpos.
E se “O espaço capturado pela imaginação não pode permanecer no espaço indiferente entregue à medida e à reflexão do geômetra. É vivido” (Bachelard). Essa relação entre os corpos transforma a paisagem: cada trilha percorrida, rio ouvido ou árvore reconhecida compõe muito mais que um aspecto espacial, mas uma série de significados que geram pertencimento. Habitar, portanto, é exercício poético de decifração e recriação permanente, onde o espaço físico converte-se em espaço existencial, carregado de sobreposições e afetos compartilhados.
Mas quando essa relação se rompe, quando rios são tamponados, florestas desmatadas, espaços homogeneizados, a paisagem deixa de ser “o horizonte sensível de nossa existência coletiva” (Besse). O projeto, nesse contexto, não pode reduzir-se à intervenção técnica: deve ser “reconhecimento dos laços que nos unem ao mundo visível” (Besse), restituindo à paisagem sua função de “suporte existencial” onde corpos e memórias se inscrevem. Como arquitetos, como tecer essa reconciliação?
Nosso evento contará com: Mesas Redondas, Oficinas, Mini-Cursos, XVI Congresso de Iniciação Científica em Arquitetura e Urbanismo (CICAU), Convidados Incríveis, Charrete e muito mais!
Inscrições já estão disponíveis. Participe!
Fiquem de olho nas informações que compartilharemos em nosso Instagram @semanarqunesp! Ainda temos muitas novidades para contar!
A Semana da Arquitetura é realizada todos os anos, pelo CACAU (Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo) e já trouxe nomes como Erminia Maricato, Coletivo LEVANTE, Décio Tozzi, Flávio Villaça, Ana Fani, João Sette Whitaker, Elisabete França, Marcos L. Rosa, Laura Sobral, Rodrigo Barbosa, Arthur Whitacker, Escritório Piratininga, Roberto Segre, Manoel Botelho, Arquitetos Associados, Aum Arquitetos, Francisco Spadoni, Renato Anelli, Sheila Ornstein, Antônio Arantes Neto, USINA CTAH, Boldarini Arquitetos Associados, Karin Fernanda Schwambach, Brasil Arquitetura, Renato Cymbalista e Pedro Fiori Arantes, além de videoconferências com Estúdio América, FGMF e H+F.
Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.
Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando “Enviar um evento”. As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.
Fonte: Archdaily
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


