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YouTube promove lives falsas com jogo do tigrinho para público infantojuvenil

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(FOLHAPRESS) – O YouTube tem promovido falsas lives em que streamers dizem receber valores consideráveis com “bugs” (falhas) encontrados em plataformas novas de apostas no jogo online do Fortune Tiger, conhecido como tigrinho.

Os mesmos vídeos são republicados continuamente em canais voltados ao público infantojuvenil.

Nas últimas duas semanas, a reportagem observou uma média de cerca de 20 lives concomitantes, que tinham até 340 mil espectadores simultâneos. Isso apesar da liminar concedida pelo STF (Supremo Tribunal Federal) que determina a suspensão de qualquer publicidade de jogos de apostas online para crianças e adolescentes.

Procurado pela reportagem, o YouTube não respondeu e manteve no ar os canais indicados pela reportagem. A plataforma tem recomendado as lives nas abas “ao vivo” e “jogos”, ainda que as transmissões sejam gravadas e não envolvam jogos eletrônicos, mas de azar.

O mesmo movimento identificado pela reportagem gerou denúncia do Ministério do Esporte ao da Justiça, destacando “uma rede de mais de 53 contas e 25 canais que incentivam apostas com promessas enganosas de lucro fácil”, sem citar o uso de canais voltados a adolescentes.

O Ministério da Justiça disse à reportagem que “as denúncias devem ser feitas diretamente no Ministério Público, como acontece com a publicidade inadequada de cervejas e cigarros, por exemplo.”

Já o Ministério da Fazenda disse que os casos citados pela reportagem foram encaminhados à fiscalização e que discute com o YouTube um acordo de cooperação técnica para agilizar o processo de bloqueio de conteúdos ilegais.
Apesar de as transmissões terem sempre um relógio no fuso de Brasília, elas são antigas. Na segunda-feira (18), um mesmo canal, RenanPK, exibia duas lives com o mesmo streamer, que reuniam 76 mil espectadores simultâneos.

Na semana passada, a reportagem acessou, ao mesmo tempo, sete lives com um mesmo streamer se filmando supostamente ganhando dinheiro com o tigrinho.

Em cada uma delas, o apresentador, que não revela seu nome, vestia uma roupa diferente. O YouTube não respondeu como é possível uma mesma pessoa estar em sete transmissões diferentes que supostamente são ao vivo.

As publicações estão em canais voltados ao público infantojuvenil como o SrPedro, que tem quase 3 milhões de seguidores e publica vídeos diários distribuindo “moedinhas” de um jogo eletrônico entre os seguidores, sempre representados, nas capas dos vídeos, como crianças. Ele não respondeu tentativa de contato da reportagem.

Na sexta (29), 38 mil pessoas assistiam a uma live ensinando a ganhar dinheiro no tigrinho em que o apresentador repetidamente insistia para que o espectador se apressasse para aproveitar a falha.

A maior parte dos canais é feita por adultos, mas com vídeos infantilizados, como de animações de dinossauros, ou de humor voltado a adolescentes. É o caso de Vinicius Leme, 23, que produz vídeos em lojas de brinquedos. Ele alegou à reportagem que foi procurado por uma empresa e aluga seu canal para ela transmitir as lives.

À reportagem Eduardo Nepomuceno, coordenador de Política de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça explicou que a legislação atual não permite a definição de uma classificação indicativa por canal do YouTube, apenas do aplicativo da plataforma, não recomendado para menores de 14 anos.

“Eu suponho que qualquer ação para coibir isso dependa do Ministério Público e do Judiciário”, disse.

As transmissões seguem um padrão, com o relógio do ao vivo, a reprodução no centro do vídeo do jogo do tigrinho, e um streamer mostrando comprovantes de depósitos em seu celular, que ele diz serem seguidos saques de seus lucros no jogo.

Em comum, também, o discurso de que os ganhos são frutos de um bug em uma plataforma nova criada naquele dia, que nunca é citada nominalmente. O espectador é direcionado para um link, postado em exaustão nos comentários ao vivo, que leva a um vídeo curto do influenciador.

Nele, o streamer diz que o link final está fixado nos comentários daquele vídeo, e que, ainda que o depósito mínimo seja de R$ 30, “quanto mais você depositar, mais vai ganhar”.

A partir de lives visitadas ao longo da semana passada, a reportagem foi levada majoritariamente à Lotogreen e à Goldebet, ambas marcas da Sabiá Administração LTDA. Esses links carregam códigos de identificação de afiliados, como são chamados os parceiros das bets que recebem porcentagem pela recomendação de novos clientes. A empresa não respondeu as tentativas de contato por email informado nas plataformas.

A reportagem questionou a empresa por meio do canal apontado como contato, mas não obteve retorno.

Os sites estão na lista de empresas em processo de certificação no Ministério da Fazenda. As lives, porém, também direcionaram a reportagem para outros sites, como o Donald.bet (do Gorillas Group, autorizado pela Fazenda) e o Divinabet, tido como irregular pelo Ministério da Fazenda, além de links bloqueados pelo sistema de proteção antivírus.

Segundo o Ministério do Esporte, os sites divulgados recebem o dinheiro dos apostadores, mas não pagam os prêmios prometidos. “Em seguida, desativam os sites e desaparecem com o dinheiro investido pela população.”

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Fontes: Notícias ao Minuto

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Vídeo mostra drone indo dos 0 aos 200km/ em apenas 1 segundo

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Um vídeo compartilhado pela página Trinx Pepino no Instagram e que também se tornou viral na rede social X e no Reddit mostra um drone indo dos 0 aos 200km/h em apenas um segundo, exibindo um arranque capaz de causar inveja a muitos carros de alta cilindrada.

Segundo o site Digital Trends, o vídeo é um sinal da rápida evolução da tecnologia usada em drones e sobretudo dos modelos FPV mais modernos, que não só estão equipados com baterias mais potentes, como também estão cada vez mais leves.

Se continuarmos nesta direção, fica cada vez mais provável que no futuro vejamos uma popularização de corridas de drones e competições de velocidade destes pequenos gadgets. Estas competições – como a Drone Racing League – já nos permitem atestar a evolução que a tecnologia de drones tem tido nos últimos anos, com os participantes voando rapidamente em pistas de obstáculos.

Entretanto, nada como ver acima o vídeo compartilhado pela página de Instagram.

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Fontes: Notícias ao Minuto

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Empresa de IA de Musk procura engenheiros para criarem… ‘waifus’

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A empresa de Inteligência Artificial de Elon Musk, a xAI, anunciou esta semana uma dupla de assistentes digitais com avatares virtuais e, ao que parece, pretende continuar a investir em uma maior variedade de opções que passam por uma maior quantidade de “waifus”

O termo ‘waifu’ surge especificamente em uma vaga de emprego compartilhada pela xAI e diz respeito a uma personagem fictícia do sexo feminino com a qual o usuário possa desenvolver sentimentos românticos. O termo ‘waifu’ deriva de ‘wife’ (esposa, em inglês) e, normalmente, encontra-se mais predominantemente associada às comunidades de aficcionados por games ou animação japonesa.

A vaga de emprego em questão foi publicada pela própria xAI na rede social X com o título “Fullstack Engineer – Waifus” e indica que a empresa está à procura de “engenheiros multimídia e criadores de produto excepcionais que queiram fazer dos avatares em tempo real do Grok os melhores do mundo”.

Vale lembrar que o ‘bot’ de conversação criado pela xAI e disponível sob forma de app e para todos os usuários do X, o Grok, já conta com um assistente/avatar virtual que se enquadra nesta descrição de ‘waifu’. Chama-se Ani e tem estado entre as opções mais populares para os usuários do X, contando até com um modo em que fica em roupa íntima e dança caso lhe seja pedido.

Vale destacar que a xAI não lançará apenas avatares virtuais que representem personagens do sexo feminino. O próprio Musk anunciou recentemente o lançamento de novo um avatar virtual com roupa e cabelo preto que, de acordo com o dono da xAI, tem uma personalidade “inspirada por Edward Cullen de ‘Crepúsculo’ e Christian Grey de ‘As Cinquenta Sombras de Grey’”.

Mais tarde, Musk explicou que este novo avatar se chamará Valentine e que o nome foi inspirado no protagonista do livro ‘Stranger in a Strange Land’ da autoria de Robert A. Heinlein.

Este livro, lançado em originalmente em 1961, conta a história de Valentine Michael Smith, um humano nascido em Marte e que, ao entrar na idade adulta, vem para a Terra onde consegue influenciar a cultura no nosso planeta. Apesar de ter ganho um Prêmio Hugo na categoria de Melhor Romance em 1962, o livro gerou na época alguma controvérsia que o levou a ser banido em escolas e bibliotecas nos EUA.

Apesar de popular entre os fãs de Elon Musk e usuários entusiasmado do X, o Grok esteve envolvido em polêmica devido a comentários antissemitas e até elogios a Adolf Hitler. Mesmo que Musk tenha culpado os usuários do X pela forma como (supostamente) haviam manipulado o Grok, a xAI chegou mesmo a ter de intervir, eliminando algumas publicações e a emitir um pedido público de desculpas.

O Grok foi atualizado recentemente mas, pouco depois, os usuários descobriram que o ‘bot’ de conversação recorria às publicações de Musk no X para basear as suas respostas em temas mais polêmicos. A xAI anunciou entretanto que esta situação foi corrigida e que o Grok deixou de ter como referência as publicações do dono da empresa.

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Fontes: Notícias ao Minuto

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Nintendo divulga elenco principal de filme inspirado em ‘Zelda’

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SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Nintendo revelou, nesta quarta-feira (16), o elenco principal do live-action inspirado em Zelda, um dos jogos de videogame de maior sucesso dos anos 1990.

A atriz inglesa Bo Braganson viverá a personagem-título, enquanto o ator Benjamin Evan Ainsworth será o elfo Link. Fotos dos atores caracterizados foram publicadas no X por Shigeru Miyamoto, criador dos jogos Zelda, Mario e Donkey Kong.

“Aqui é o Miyamoto”, escreveu ele na conta da Nintendo. “Estou grato em anunciar que, para o filme live-action de ‘The Legend of Zelda’, Zelda será interpretada por Bo Braganson-san e Link por Benjamin Evan Ainsworth-san. Estou ansioso para vê-los na telona.”

O criador do jogo, que assina a produção do longa, revelou também a data de lançamento prevista: 7 de maio de 2027.

Bo Braganson tem 21 anos e é conhecida pelos papéis nas séries “Three Girls” e “The Jetty”, do streaming da BBC, e “Nell, a Renegada”, da Disney+. No ano passado, estrelou o filme de vampiro “Os Radleys”.

Benjamin Evan Ainsworth, de apenas 16 anos, faz a voz de Pinóquio no remake de 2022 e estrela a série “A Maldição da Mansão Bly”, da Netflix.

A adaptação cinematográfica de um dos jogos de maior sucesso da Nintendo está sendo dirigida por Wes Ball, de “Maze Runner: Correr ou Morrer” (2014) e “Planeta dos Macacos: O Reinado” (2024).

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Fontes: Notícias ao Minuto

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