Arquitetura
73 Unidades de Habitação Social em Vallecas – Rosilla 3 / Ricardo Sánchez González

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O empreendimento está localizado em Villa de Vallecas, dentro do APE 18.05 La Rosilla. Possui área máxima edificável de 6.500 m² para uso residencial. A profundidade máxima das edificações é de 12 metros, e a regulamentação permite altura máxima de térreo + 7 (VIII) no extremo oeste do lote e térreo + 4 (V) no lado leste. O projeto aproveita integralmente essas condições.


O projeto adota uma configuração simples e ortogonal em bloco, com foco claro em racionalidade, facilidade construtiva e eficiência de custos. Conforme exigido pela regulamentação, o projeto se compõe de dois volumes distintos: uma torre no lado oeste, com térreo + 7, e um bloco longitudinal no lado leste, com térreo + 4. Ambos se organizam em forma de “T” e se conectam no nível do térreo.

O edifício foi concebido a partir de alguns princípios fundamentais. Primeiro, garantir a ventilação cruzada em todos os apartamentos, o que é obrigatório para unidades de 3 e 4 dormitórios, segundo a NRP da EMVS, e fortemente recomendado para unidades de 2 dormitórios. No bloco longitudinal, todos os apartamentos possuem duas fachadas opostas, permitindo ventilação cruzada direta. Já na torre, duas fachadas perpendiculares possibilitam ventilação cruzada em 90°.


Em segundo lugar, o projeto evita o uso de pátios internos. Assim, toda a ventilação e iluminação são obtidas diretamente das fachadas externas. Da mesma forma, foram descartados layouts com galerias centrais e apartamentos em ambos os lados, que demandariam áreas comuns excessivas. Como alternativa, todas as unidades possuem dupla orientação, e cada núcleo de circulação atende apenas dois apartamentos por pavimento, assegurando eficiência e qualidade espacial.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residências La Cunka / Galetto estudio

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situadas nas Sierras Chicas de Córdoba, com vistas ao Lago Los Molinos, nas proximidades de uma pequena aldeia de montanha chamada Potrero de Garay. O projeto parte da necessidade de habitar a encosta leste de uma montanha; uma experiência tanto temporal, esporádica e concisa, quanto intensa.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Fonte Velha / Martins Pimenta – Arquitetura e Construção

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em Matosinhos, a Casa da Fonte Velha é resultado de uma abordagem cuidadosa para criar um lar familiar contemporâneo que valoriza a convivência. Este projeto, destinado a um casal jovem com três filhos, enfoca a harmonia entre os espaços de convívio e a facilidade de receber amigos e familiares.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


