Arquitetura
Apartamento Core / BOLO arquitetos

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
92 m²
Ano:
2024

Descrição enviada pela equipe de projeto. Repensamos todo o layout do apartamento, a fim de atender as necessidades dos clientes. Trouxemos três conceitos fortes ao projeto: A verdade dos materiais, destacando todos os elementos estruturais do apartamento; as pastilhas, inspirados pela Casa de Vidro da Lina Bo Bardi; e, por fim, as curvas, que se tornam esculturas arquitetônicas e setorizaram a área social da íntima.



O apartamento, que originalmente tinha 3 quartos, uma cozinha fechada, ambientes setorizados, pequenos, escuros, e datados, se transformou em um apartamento amplo, com 2 quartos, um escritório focado nas necessidades dos clientes, uma área social pensada para receber amigos e, claro, com personalidade de sobra.

Demolimos as paredes que setorizavam a área social e retiramos um dos quartos, criando uma área de convivência ampla. A cozinha ganhou mais incidência de luz e uma ilha suspensa, elemento de impacto no projeto. Criamos uma divisão curva entre área social e íntima e, junto dela o escritório, que atende às necessidades especificas da nossa cliente. O dormitório principal foi ampliado para que ganhássemos espaço para um armário generoso. O dormitório secundário foi pensado para receber um futuro filho, por isso o layout livre e a marcenaria lúdica. Os banhos trazem a continuidade das pastilhas, com soluções que linkam com o restante do projeto nos acabamentos.


Destacamos que a criação desse projeto foi da maneira como costumamos dizer ser o ideal: Uma criação “a quatro mãos”. Pra nós, um projeto nota 10 tem a participação ativa dos nossos clientes, e aqui foi o caso.

Os clientes nos solicitaram que traduzíssemos as necessidades específicas deles através de acabamentos e soluções não convencionais, com a intenção de criar um lar único e 100% moldado para eles. Por esse motivo, trouxemos conceitos fortes, que os clientes abraçaram desde início, elevando o projeto com seus comentários e sua personalidade.

De modo geral, o apartamento CORE é um projeto que, para nós, se destaca pelas suas decisões, já que tivemos a oportunidade de trabalhar muitos elementos “assinatura” do BOLO, como o granilite, as pastilhas, o concreto aparente, as serralherias, as marcenarias coloridas e as curvas.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cabana Vermelha / Wiki World + Advanced Architecture Lab

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Vermelha é um projeto experimental do “Merryda Wiki World • Secret Camp”, localizado dentro de uma floresta de metasequoia habitada por aves migratórias, onde mais de uma dúzia de casas na árvore estão discretamente aninhadas. A cliente é uma senhora que também é dançarina e espera que o Wiki World possa personalizar uma cabana de férias na floresta. Este projeto também faz parte da iniciativa “Escola de Construção Wiki”, co-construindo com a natureza, representando mais uma tentativa da nossa equipe de explorar a diversidade dos espaços de vida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Pavilhão Kulhad / Wallmakers | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
1025 ft²
Ano:
2025

‘Kulhads’ ou ‘canecos de barro’ (canecos de terracota) costumavam ser uma visão familiar nas estações de trem, usados para beber chá quente ou lassi (leite coalhado), e eventualmente jogados nas praias e trilhos de trem na Índia.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


