Arquitetura
Cabana no Delta de Buenos Aires / Matías Cosenza Arquitecto

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
150 m²
Ano:
2025
Fotografias :Bruto Studio
Fabricantes: FV, ferrum

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na confluência indômita do rio Paraná e do rio Uruguai, onde as águas deságuam no vasto Rio da Prata, surge um desafio singular. A paisagem, uma sinfonia de pântanos e um verde selvático disperso, evoca o desconhecido: uma natureza primitiva à qual se acessa apenas por via fluvial e que vive sob a constante ameaça das cheias. Aqui, a arquitetura não busca desaparecer, mas afirmar-se; não passar despercebida, mas dialogar com a potência orgânica do lugar.



Escolhe-se um sistema de palafitas, uma solução ancestral testada pela humanidade em ambientes semelhantes, mas aqui reinventada como uma declaração tectônica. Esta matriz de pilares industrializados, tratada como um todo unificado, abriga os usos domésticos, forjando um sistema único. É uma expressão humana que funde elementos artificiais e recursos naturais transformados com a imensidão do entorno, estabelecendo uma relação material profunda entre o construído e o selvagem. Abandona-se a convenção de uma base estereotômica que sustenta a caixa desde baixo, em favor de uma estrutura que se eleva, leve e enraizada ao mesmo tempo, dentro da base em vez de sobre ela.


O sistema é regido por uma estrita modulação de 1,22 m materializada em seções de madeira de Eucalipto rostrata, uma espécie exótica adaptada à região. O projeto facilita o transporte e montagem in situ por meio de encaixes que maximizam a resistência.


Ao mesmo tempo, experimenta-se uma forma humanizada: dois cubos fundamentais que se conectam por uma de suas arestas. Esta espécie de bosque artificial, erguido a partir das palafitas como expressão formal, torna o lugar conhecido: uma presença deliberada que se impõe diante da imensidão indômita da natureza.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3532 m²
Ano:
2025
Fabricantes: LifeSmart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no interior de um vulcão extinto em forma de “C”, que entrou em erupção há aproximadamente 150.000 anos, durante o Período Pleistoceno da Época Quaternária. Trata-se de um dos 108 vulcões da Área de Estepes e Vulcões de Baiyinkulun. A região é rica em recursos naturais e apresenta uma paisagem selvagem composta por montanhas, vulcões, zonas úmidas, florestas, campos, lagos, estepes, terras arenosas e campos de neve, que, em conjunto, favorecem uma biodiversidade abundante e contextos culturais diversos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
Arquitetura
Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
120 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Donar, Flos, Ligne Roset, Rex Kralj, TON

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no limite da planície de Murska Sobota, esta casa unifamiliar é concebida como um pavilhão na paisagem, onde a vida cotidiana se desenrola entre o interior e o jardim. Em vez de se impor ao entorno, a casa se abre para ele.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


