Arquitetura
Casa Celina / TAM – Guillermo Elgart

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
65 m²
Ano:
2020
Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Casa Blanco, Cerrosud, Pasalto Hormigon, Pintureria “Del centro”, Trimble Navigation

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma pequena casa. Um terreno no bairro Santa Celina, ao sul do Mar del Plata. Um bairro ajardinado da Cidade. Um terreno de centro de quadra, que apesar de ter uma tipologia pampeana, contava com a rua bem abaixo do seu nível natural. À frente, avista-se uma rua ampla e cheia de arvores. Ao fundo, ao norte, um corredor público verde. Muito atípico e ao mesmo tempo muito bonito, um caminho pedonal.


Apesar dos poucos metros disponíveis para a distribuição do programa, procuramos diversos percursos, podendo chegar a todos os espaços por mais de um caminho à escolha. Esses caminhos começam em um pátio central. Para isso, escavamos o terreno, alargando o nível da rua e assim inserimos uma grande rampa, que, como um pátio de veículos, irrompe no centro do terreno. No lote moldado, repousa uma estrutura que envolve tudo. A casa é definida de forma simples. Simples na construção e simples na estrutura.





Assim, uma linha dupla de colunas metálicas são dispostas paralelamente ao limite do terreno. Sobre elas, de forma perpendicular, apóia-se uma série de vigas invertidas que se estendem da frente para o fundo. Assim, suspensa abaixo delas, uma laje que define todo o espaço e também se dobra nas bordas conformando a caixa e as paredes limites. Por fim, o deck, que é suspenso por meio de tensores metálicos das grandes vigas, deixando assim as colunas em altura dupla. Não há mais elementos decorativos. A estrutura é a casa.



Esta simplicidade construtiva permitiu-nos exaltar a estrutura e o sistema espacial. Apenas um elemento que aprisiona o espaço dentro e sob ele, e no qual nos movemos livremente. Para ser, para circular. Dentro fora. A linha que define o interior e o exterior se move livremente sob este grande recipiente de espaço. Caminhos e relações espaciais. Vazamentos constantes em todas as direções enquanto você caminha sob um único plano.
Investigar a multiplicidade de situações espaciais foi a premissa deste trabalho. A casa é um passeio, é poder estar em qualquer nível, é dentro e fora, é para cima e para baixo. A casa desenvolve-se sem definição de níveis, encontra-se no espaço. A sala é o piso e é a poltrona e é o exterior e é o deck e é a galeria e o parque está abaixo e está acima.



A relação mais procurada é a espacial. O shell onipresente liga todos os espaços e os ordena. Todo mundo está sob ele. Todo o mundo. Os de ser e os de circular. A galeria e o setor de churrasqueiras, o carro e até as árvores estão contidos sob e dentro do jogo estrutural… os espaços se olham… Vivendo com o mínimo como se fosse o máximo.
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


