Arquitetura
Casa Celina / TAM – Guillermo Elgart

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
65 m²
Ano:
2020
Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Casa Blanco, Cerrosud, Pasalto Hormigon, Pintureria “Del centro”, Trimble Navigation

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma pequena casa. Um terreno no bairro Santa Celina, ao sul do Mar del Plata. Um bairro ajardinado da Cidade. Um terreno de centro de quadra, que apesar de ter uma tipologia pampeana, contava com a rua bem abaixo do seu nível natural. À frente, avista-se uma rua ampla e cheia de arvores. Ao fundo, ao norte, um corredor público verde. Muito atípico e ao mesmo tempo muito bonito, um caminho pedonal.


Apesar dos poucos metros disponíveis para a distribuição do programa, procuramos diversos percursos, podendo chegar a todos os espaços por mais de um caminho à escolha. Esses caminhos começam em um pátio central. Para isso, escavamos o terreno, alargando o nível da rua e assim inserimos uma grande rampa, que, como um pátio de veículos, irrompe no centro do terreno. No lote moldado, repousa uma estrutura que envolve tudo. A casa é definida de forma simples. Simples na construção e simples na estrutura.





Assim, uma linha dupla de colunas metálicas são dispostas paralelamente ao limite do terreno. Sobre elas, de forma perpendicular, apóia-se uma série de vigas invertidas que se estendem da frente para o fundo. Assim, suspensa abaixo delas, uma laje que define todo o espaço e também se dobra nas bordas conformando a caixa e as paredes limites. Por fim, o deck, que é suspenso por meio de tensores metálicos das grandes vigas, deixando assim as colunas em altura dupla. Não há mais elementos decorativos. A estrutura é a casa.



Esta simplicidade construtiva permitiu-nos exaltar a estrutura e o sistema espacial. Apenas um elemento que aprisiona o espaço dentro e sob ele, e no qual nos movemos livremente. Para ser, para circular. Dentro fora. A linha que define o interior e o exterior se move livremente sob este grande recipiente de espaço. Caminhos e relações espaciais. Vazamentos constantes em todas as direções enquanto você caminha sob um único plano.
Investigar a multiplicidade de situações espaciais foi a premissa deste trabalho. A casa é um passeio, é poder estar em qualquer nível, é dentro e fora, é para cima e para baixo. A casa desenvolve-se sem definição de níveis, encontra-se no espaço. A sala é o piso e é a poltrona e é o exterior e é o deck e é a galeria e o parque está abaixo e está acima.



A relação mais procurada é a espacial. O shell onipresente liga todos os espaços e os ordena. Todo mundo está sob ele. Todo o mundo. Os de ser e os de circular. A galeria e o setor de churrasqueiras, o carro e até as árvores estão contidos sob e dentro do jogo estrutural… os espaços se olham… Vivendo com o mínimo como se fosse o máximo.
Arquitetura
Casa Fonte Velha / Martins Pimenta – Arquitetura e Construção

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em Matosinhos, a Casa da Fonte Velha é resultado de uma abordagem cuidadosa para criar um lar familiar contemporâneo que valoriza a convivência. Este projeto, destinado a um casal jovem com três filhos, enfoca a harmonia entre os espaços de convívio e a facilidade de receber amigos e familiares.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cabana Vermelha / Wiki World + Advanced Architecture Lab

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Vermelha é um projeto experimental do “Merryda Wiki World • Secret Camp”, localizado dentro de uma floresta de metasequoia habitada por aves migratórias, onde mais de uma dúzia de casas na árvore estão discretamente aninhadas. A cliente é uma senhora que também é dançarina e espera que o Wiki World possa personalizar uma cabana de férias na floresta. Este projeto também faz parte da iniciativa “Escola de Construção Wiki”, co-construindo com a natureza, representando mais uma tentativa da nossa equipe de explorar a diversidade dos espaços de vida.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


