Arquitetura
Casa dos Espíritos Locais / atelier SALAD

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
88 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um chef com estrela Michelin mudou-se para uma casa tradicional de madeira, com 90 anos de história, em uma pequena vila de pescadores na cidade de Akune, no sul do Japão. Profundamente inspirados por sua visão de mundo singular, que valoriza os materiais e tradições locais, buscamos expressar, por meio da arquitetura, o mesmo senso de identidade regional e de continuidade cultural.


As resistentes caixas de aço prateado, empilhadas no porto pesqueiro de Akune, nos causaram forte impressão. Inspirados por elas e pela abundância de peixes azuis, como cavalas e sardinhas pescadas nas águas próximas, imaginamos envolver a antiga casa com painéis de aço prateado. Esse gesto arquitetônico ousado não apenas protege o edifício contra o rigor do clima costeiro, mas também simboliza o diálogo entre preservação e transformação, fundindo o antigo ao novo.


Preservamos cuidadosamente a estrutura de madeira original, mantendo-a visível sob a nova pele metálica. Essa sobreposição cria um diálogo visual e tátil entre passado e presente, incorporando o espírito da comunidade pesqueira local e convidando à reflexão sobre mudança e continuidade.


O tradicional genkan doma — espaço de entrada com piso de terra batida que antigamente funcionava como área de recepção e cozinha — foi reinterpretado de forma a estender sua continuidade para o interior. Assim, criou-se um fluxo contínuo entre os espaços interno e externo, resultando em um ambiente semiaberto e flexível, que reflete o caráter comunitário da vila de pescadores.

Sustentabilidade e impacto social foram centrais no projeto. Ao reutilizar a estrutura existente, em vez de demolir e reconstruir, reduziu-se significativamente o desperdício de materiais e a pegada de carbono incorporada. A casa também se tornou um catalisador social, reativando uma moradia antes abandonada como um ponto de encontro que fortalece os vínculos comunitários em uma vila em processo de despovoamento.

Esta arquitetura aspira a ser um fenômeno vivo, enraizado no modo de vida local e conectando passado, presente e futuro. Demonstra uma abordagem sensível e poética à revitalização rural, oferecendo um novo modelo de como a arquitetura tradicional pode evoluir sem deixar de honrar seu patrimônio.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


