Arquitetura
Casa Esculpida / Utopia – Arquitectura e Engenharia

![]()
![]()
![]()
![]()


O local e o conceito. O lote consistia num pequeno terreno localizado num bairro de casas unifamilares na cidade do Porto. Esta zona das Antas caracteriza-se por elevado equilíbrio entre construções e espaços com pequenos jardins onde pontualmente surgem árvores e alguns espelhos de água. O projeto nasce assim condicionado pelo volume de construção pré-definido e a arquitetura surge como um grito de liberdade. Encaramos o volume como uma rocha ocre pousada no terreno e sobre esta escavamos a forma e as aberturas necessárias para uma habitação e um pátio com piscina sulcados no terreno.


A rocha. A massa construída que gera as paredes, lajes e tetos das casas contemporâneas é hoje ocupada por uma conjunto de elementos estruturais e técnicos altamente regulados por legislação. Estes elementos todos os anos aumentam de espessura com novas regras cada dia mais exigentes. Neste projeto decidimos aceitar estes elementos como matéria plástica e trabalhamos com o conceito de massa. O projeto é assim uma rocha escarlate disponível para ser talhada por dentro e por fora.


A água. A água é a condição essencial à vida. A sua presença é suficiente para alterar o comportamento humano. Tentamos assim que a piscina e todo o simbolismo da água fosse visível de todos os pisos. Para tal, escavamos um pátio que ilumina o piso da cave e neste mesmo espaço abrimos uma janela para o interior da piscina. A luz filtrada pela água inunda assim o pátio lateral. Por cima do tanque de água, e porque levamos a sustentabilidade a sério, colocamos uma cobertura deslizante que permite reduzir a evaporação e conservar a temperatura da água.


A terra. Sempre que possível tentamos aumentar as zonas permeáveis ou de vegetação. Nesse sentido, colocamos o programa de forma concentrada no volume, libertando o máximo de zonas para a terra vegetal drenar a água da chuva. Mesmo num lote exíguo é possível criar zonas verdes em todas as fachadas.


A arquitetura como ato de liberdade. Organizamos a casa de modo eficiente, colocando a garagem e zonas técnicas na cave, juntamente com a sala de convidados anexa ao pátio. No piso de entrada colocamos a sala voltada para a piscina e jardim e a cozinha virada à rua. No primeiro piso desenhamos os dois quartos mais pequenos voltados para a rua e o quarto principal aberto para o jardim e piscina. No piso superior temos um terraço disponível para apanhar banhos de sol e alojar painéis solares. No fundo, para cada espaço há um entalhe na rocha ocre e um desígnio. Perante um contexto onde cada dia que passa há mais regulamentação legal, condicionamentos de produção, exigências tecnológicas, a arquitetura surge como o último espaço onde ainda pode reinar a liberdade de esculpir.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


