Arquitetura
Casa Esculpida / Utopia – Arquitectura e Engenharia

![]()
![]()
![]()
![]()


O local e o conceito. O lote consistia num pequeno terreno localizado num bairro de casas unifamilares na cidade do Porto. Esta zona das Antas caracteriza-se por elevado equilíbrio entre construções e espaços com pequenos jardins onde pontualmente surgem árvores e alguns espelhos de água. O projeto nasce assim condicionado pelo volume de construção pré-definido e a arquitetura surge como um grito de liberdade. Encaramos o volume como uma rocha ocre pousada no terreno e sobre esta escavamos a forma e as aberturas necessárias para uma habitação e um pátio com piscina sulcados no terreno.


A rocha. A massa construída que gera as paredes, lajes e tetos das casas contemporâneas é hoje ocupada por uma conjunto de elementos estruturais e técnicos altamente regulados por legislação. Estes elementos todos os anos aumentam de espessura com novas regras cada dia mais exigentes. Neste projeto decidimos aceitar estes elementos como matéria plástica e trabalhamos com o conceito de massa. O projeto é assim uma rocha escarlate disponível para ser talhada por dentro e por fora.


A água. A água é a condição essencial à vida. A sua presença é suficiente para alterar o comportamento humano. Tentamos assim que a piscina e todo o simbolismo da água fosse visível de todos os pisos. Para tal, escavamos um pátio que ilumina o piso da cave e neste mesmo espaço abrimos uma janela para o interior da piscina. A luz filtrada pela água inunda assim o pátio lateral. Por cima do tanque de água, e porque levamos a sustentabilidade a sério, colocamos uma cobertura deslizante que permite reduzir a evaporação e conservar a temperatura da água.


A terra. Sempre que possível tentamos aumentar as zonas permeáveis ou de vegetação. Nesse sentido, colocamos o programa de forma concentrada no volume, libertando o máximo de zonas para a terra vegetal drenar a água da chuva. Mesmo num lote exíguo é possível criar zonas verdes em todas as fachadas.


A arquitetura como ato de liberdade. Organizamos a casa de modo eficiente, colocando a garagem e zonas técnicas na cave, juntamente com a sala de convidados anexa ao pátio. No piso de entrada colocamos a sala voltada para a piscina e jardim e a cozinha virada à rua. No primeiro piso desenhamos os dois quartos mais pequenos voltados para a rua e o quarto principal aberto para o jardim e piscina. No piso superior temos um terraço disponível para apanhar banhos de sol e alojar painéis solares. No fundo, para cada espaço há um entalhe na rocha ocre e um desígnio. Perante um contexto onde cada dia que passa há mais regulamentação legal, condicionamentos de produção, exigências tecnológicas, a arquitetura surge como o último espaço onde ainda pode reinar a liberdade de esculpir.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


