Arquitetura
Casa FR / DGL Arquitetura

- Área:
315 m²
Ano:
2025
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desejo dos clientes por um refúgio particular orientou o projeto, resultando em uma residência que se destaca no condomínio pela sua relação íntima com a natureza.
Localizada no interior de São Paulo, a casa está implantada em um terreno cuja geometria, somada ao programa de necessidades e às rigorosas restrições urbanísticas, conduziu a uma implantação em forma de “L”, permitindo a criação de uma ampla área livre destinada ao jardim e à piscina.
Uma das premissas do projeto foi proporcionar a sensação de uma casa térrea concebendo um espaço de calmaria e conexão com a natureza, além de valorizar o convívio entre familiares e amigos. Por isso, as áreas sociais e de lazer concentram-se no pavimento térreo, que se abre completamente ao jardim e a piscina, integrando-se de forma fluida aos ambientes de estar, jantar e cozinha gourmet. Essa relação com a natureza se estende à materialidade do projeto, onde a parede de pedra moledo e o forro de madeira peroba dourada conversam com o paisagismo composto por plantas de espécies nativas.
A utilização de painéis móveis e articulados de serralheria modelo asa de avião, foi pensado para a funcionalidade de brise-soleil por conta da incidência solar da fachada oeste e confere versatilidade para a fachada e privacidade para os dormitórios, situados no primeiro pavimento. A conexão visual estabelecida com a área de lazer e o jardim qualifica os ambientes íntimos, promovendo o conforto e tranquilidade.
As obras de arte herdadas da família, tem um destaque afetuoso no projeto. Os mobiliários assinados e peças de decoração destacam o design brasileiro e foram cuidadosamente selecionados para compor o projeto, com olhar criterioso da equipe em conjunto com os clientes.
A conexão, alinhamento e relacionamento entre a equipe e os clientes, resultou em um projeto que privilegia convivência, funcionalidade e equilíbrio entre a construção e natureza, onde o interno se funde com o externo; dando vida assim aos sonhos que nortearam o projeto desde sua concepção.
Fonte: Archdaily