Arquitetura
Casa IBÑ / ESTUDIO JDD

![]()
![]()
![]()
![]()

Arquitetos:
Estudio JDD- Área:
185 m²
Ano:
2024
Fabricantes: B2 Revestimientos , De Stefano, El Espartano, Faplac, Glu Piletas, Helmut, IDEA, Marmolería Progetti, Módulo quatro, Omniluz, Peirano, Roca, Taller Ferro, Vite

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se desenvolve em um lote situado em uma área residencial do bairro de Beccar, em San Isidro. Como premissa conceitual, propôs-se aos clientes apresentar a obra como um “oásis entre muros”. O principal desafio foi materializar essa ideia em um terreno com apenas 10 m de frente e 17,7 m de profundidade.

O projeto se desenvolve em dois pavimentos, com uma morfologia em “L” invertido, resultado da orientação da residência para o norte. Essa configuração potencializa a entrada de luz natural em diferentes pontos da casa e permite a organização dos espaços externos em dois setores distintos.

De um lado, o pátio dos fundos, resultante do recuo obrigatório e da distribuição do pavimento, configura-se como um espaço de expansão social e de captação da luz leste para o interior da residência. Nesse espaço estão localizados a churrasqueira, o deck e a escada em espiral que conduz ao terraço acessível.

Por outro lado, em contraposição ao pátio dos fundos, o jardim frontal configura-se como um espaço integralmente verde, marcado por vegetação tropical e pela incorporação de um espelho d’água, criando uma atmosfera de recolhimento e isolamento em relação ao entorno urbano.

No térreo, desenvolve-se o setor social em um amplo ambiente integrado, no qual a sala de estar, a cozinha e a sala de jantar compartilham um mesmo espaço, promovendo a convivência social e familiar. Essa concepção responde diretamente às necessidades apresentadas pelos clientes. A localização central da cozinha busca consolidá-la como o eixo da residência, tanto do ponto de vista da organização projetual quanto de seu papel no uso cotidiano e social.


A sala de jantar, em particular, é concebida como um espaço-chave de transição entre o interior e o exterior da residência. Por meio de um sistema de esquadrias deslizantes, o ambiente se abre tanto para o jardim frontal quanto para o pátio dos fundos, permitindo que a sala de jantar se transforme em uma galeria. Essa solução garante grande flexibilidade de uso ao longo do ano, adaptando-se às diferentes estações e facilitando a conexão direta com a área de churrasqueira e o jardim.


No pavimento superior estão localizados os ambientes privados da residência. A suíte master ocupa uma posição estratégica, com área generosa, priorizando a privacidade e as vistas para a copa das árvores. Completam esse nível um segundo dormitório, um banheiro e um espaço multifuncional que funciona como escritório ou brinquedoteca, este último dotado de uma ampla janela voltada para o norte e de uma varanda enriquecida por vegetação.
Dessa forma, a arquitetura alcança seu objetivo de se consolidar como um verdadeiro oásis em meio ao contexto urbano, oferecendo amplas vistas, abundante iluminação natural e sensação de amplitude, sem abrir mão da eficiência e da racionalidade no uso do espaço.

Arquitetura
Casa Terra / Tomohiro Hata Architect and Associates

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve início com a seguinte pergunta do cliente ao arquiteto:
“A sociedade ao nosso redor parece muito madura; no entanto, muitos edifícios estão sendo demolidos um após o outro, mesmo quando ainda têm vida útil suficiente. Isso não acontece justamente por causa da perda de algo essencial?”

Fonte: Archdaily
Arquitetura
5ª edição da ABERTO ocupa Casa Bola, obra icônica de Eduardo Longo
Paralelamente, a ABERTO estreia a ABERTO Rua, iniciativa que leva mais de 15 obras comissionadas para o espaço público da Avenida Faria Lima, expandindo a mostra para o tecido urbano. “Na rua, a arte encontra quem não foi convidado”, afirma Filipe Assis, sintetizando o gesto de abrir a experiência artística ao acaso, ao trânsito e à diversidade da cidade.
Arquitetura
Bairro em Paris – Biblioteca Multimídia e Edifícios Residenciais / La Architectures + Atelier Régis Roudil Architectes + Nicolas Hugoo Architecture

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Nicolas Hugoo Architecture concluiu 36 unidades de habitação social; a LA Architectures, uma biblioteca pública e 75 apartamentos familiares; e o atelier Régis Roudil, uma moradia estudantil com 75 apartamentos no bairro Paul Bourget, no 13º arrondissement de Paris. A operação de revitalização do bairro Paul-Bourget teve início em 2014, com o objetivo de romper o isolamento da área e assegurar a melhoria duradoura do panorama urbano para seus habitantes. Liderado pela Elogie Siemp e pela Semapa, e projetado pela Urban Act, este ambicioso projeto de renovação urbana possibilitou a criação de uma nova geração de habitações nesse terreno de 4 hectares, além de restaurar a presença de áreas verdes e da biodiversidade.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


