Arquitetura
Casa IBÑ / ESTUDIO JDD

![]()
![]()
![]()
![]()

Arquitetos:
Estudio JDD- Área:
185 m²
Ano:
2024
Fabricantes: B2 Revestimientos , De Stefano, El Espartano, Faplac, Glu Piletas, Helmut, IDEA, Marmolería Progetti, Módulo quatro, Omniluz, Peirano, Roca, Taller Ferro, Vite

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se desenvolve em um lote situado em uma área residencial do bairro de Beccar, em San Isidro. Como premissa conceitual, propôs-se aos clientes apresentar a obra como um “oásis entre muros”. O principal desafio foi materializar essa ideia em um terreno com apenas 10 m de frente e 17,7 m de profundidade.

O projeto se desenvolve em dois pavimentos, com uma morfologia em “L” invertido, resultado da orientação da residência para o norte. Essa configuração potencializa a entrada de luz natural em diferentes pontos da casa e permite a organização dos espaços externos em dois setores distintos.

De um lado, o pátio dos fundos, resultante do recuo obrigatório e da distribuição do pavimento, configura-se como um espaço de expansão social e de captação da luz leste para o interior da residência. Nesse espaço estão localizados a churrasqueira, o deck e a escada em espiral que conduz ao terraço acessível.

Por outro lado, em contraposição ao pátio dos fundos, o jardim frontal configura-se como um espaço integralmente verde, marcado por vegetação tropical e pela incorporação de um espelho d’água, criando uma atmosfera de recolhimento e isolamento em relação ao entorno urbano.

No térreo, desenvolve-se o setor social em um amplo ambiente integrado, no qual a sala de estar, a cozinha e a sala de jantar compartilham um mesmo espaço, promovendo a convivência social e familiar. Essa concepção responde diretamente às necessidades apresentadas pelos clientes. A localização central da cozinha busca consolidá-la como o eixo da residência, tanto do ponto de vista da organização projetual quanto de seu papel no uso cotidiano e social.


A sala de jantar, em particular, é concebida como um espaço-chave de transição entre o interior e o exterior da residência. Por meio de um sistema de esquadrias deslizantes, o ambiente se abre tanto para o jardim frontal quanto para o pátio dos fundos, permitindo que a sala de jantar se transforme em uma galeria. Essa solução garante grande flexibilidade de uso ao longo do ano, adaptando-se às diferentes estações e facilitando a conexão direta com a área de churrasqueira e o jardim.


No pavimento superior estão localizados os ambientes privados da residência. A suíte master ocupa uma posição estratégica, com área generosa, priorizando a privacidade e as vistas para a copa das árvores. Completam esse nível um segundo dormitório, um banheiro e um espaço multifuncional que funciona como escritório ou brinquedoteca, este último dotado de uma ampla janela voltada para o norte e de uma varanda enriquecida por vegetação.
Dessa forma, a arquitetura alcança seu objetivo de se consolidar como um verdadeiro oásis em meio ao contexto urbano, oferecendo amplas vistas, abundante iluminação natural e sensação de amplitude, sem abrir mão da eficiência e da racionalidade no uso do espaço.

Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


