Arquitetura
Casa Royal / Fernanda Padula Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Royal surge como uma expressão de harmonia entre a arquitetura e o terreno natural. Localizada em um terreno em declive, a casa foi concebida para se integrar ao ambiente. O projeto se destaca pelo uso do concreto aparente, que não apenas reforça a robustez e a funcionalidade da construção, mas também proporciona uma estética crua e genuína, que transmite a força da matéria em sua forma mais pura. As paredes estruturais em concreto, que se elevam e se moldam ao terreno, não são apenas um elemento construtivo, mas também uma manifestação da filosofia brutalista de expressar a estrutura como parte integrante da estética do edifício.


Os tijolos vazados, estrategicamente posicionados nas fachadas dos quartos, funcionam como brises solares, controlando a incidência de luz direta e interpretam um dos mais relevantes objetos arquitetônicos: o cobogó. O uso do cobogó adiciona uma suavidade e permeabilidade ao projeto, criando uma conexão entre os espaços internos e externos, permitindo a entrada de luz natural e promovendo uma ventilação cruzada eficiente.

Além de cumprir funções práticas, possuem um forte caráter estético, trazendo um jogo de sombras que muda com o passar do dia e intensifica a sensação de dinamismo da casa. À noite, a caixa se transforma em uma grande lanterna que ilumina o terreno.



A opção pela casa térrea reforça a ideia de integração com o terreno, proporcionando uma conexão direta e fluida entre os ambientes internos e a natureza que os envolve. O projeto prioriza a experiência de viver em harmonia com o exterior, incorporando elementos naturais à medida que a casa se adapta à topografia do terreno, tornando-se uma extensão da paisagem. O uso de volumes claros e com geometria pura, permitiu ao projeto uma uniformidade e racionalidade no partido, distribuindo a casa em três blocos: serviço, social e íntimo.

Uma casa aparentemente simples, mas, que carrega uma história cheia de desafios e esforços, desde sua concepção. O cuidado e o empenho na execução de paredes, é acompanhado pelo traço do concreto. Cada detalhe da Casa Royal foi cuidadosamente pensado para criar um ambiente único, onde o concreto, o tijolo e a natureza coexistem, proporcionando à moradora não apenas uma residência, mas um refúgio singular onde a arquitetura se torna um prolongamento do seu modo de viver, em sintonia com o espaço e o tempo.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa RDS / Luiz Paulo Andrade Arquitetos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Da diplomacia à vida familiar contemporânea. Reinventando um projeto de Vanguarda, a Casa RDS passou por uma notável transformação, unindo história e modernidade em um projeto de reforma inovador. A residência foi originalmente projetada nos anos 1960, pelo arquiteto carioca Américo R. Campello, para ser a morada do Cônsul Britânico em São Paulo, e posteriormente adaptada a fim de ser o Consolado da Inglaterra na década de 1980. Atualmente, ressurge como um lar sofisticado para uma família do século XXI. O projeto de Campello, cuja estrutura foi considerada inovadora para a época, foi descaracterizado por conta de alterações ao longo dos anos. Nosso objetivo de projeto passou a ser reforçar a volumetria original, através da recuperação dos amplos e belos balanços, além de ampliar os espaços internos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa MJ / majo | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
250 m²
Ano:
2021
Fabricantes: Deca, Drenaltec, Luchi Esquadrias em Alumínio, Marmoraria Valinhos, Portobello, Solo Revestimentos, Teceart Móveis e Planejados

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa casa foi pensada para ser muito mais do que apenas um local para viver; ela é uma extensão de quem somos. O conceito de integração entre os espaços foi um dos nossos maiores focos, permitindo uma convivência contínua e harmônica entre os ambientes internos e externos. Utilizamos materiais naturais, como a madeira, o concreto e o tijolo, que trazem autenticidade e aconchego ao projeto, sem perder o toque contemporâneo.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Colibri / Estudio Libre MX

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
376 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada ao sul da Cidade do México, esta casa foi projetada com o objetivo de acolher encontros e eventos, oferecendo um espaço de convivência e lazer familiar, tendo a piscina como eixo central do projeto.

-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


