Arquitetura
Cerimonial Rarin / ASWA | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
2000 m²
Ano:
2025
Fabricantes: TOA

Descrição enviada pela equipe de projeto. O espaço para casamentos à beira do rio, Rarin, apresenta uma arquitetura circular marcante, concebida para simbolizar a união e a harmonia representadas por uma aliança nupcial. A volumetria exterior é composta por curvas suaves e fluidas, que não apenas produzem um forte impacto visual, mas também evocam a ideia de continuidade. Essas linhas envolventes conectam dois pátios entrelaçados, que funcionam como molduras cênicas para os diversos momentos do evento.


A entrada principal conduz os convidados a um pátio oval fechado, concebido como um espaço acolhedor e intimista. A luz natural inunda esse átrio por meio de um grande vazio vertical que se estende do solo ao céu, gerando uma atmosfera serena e elevada. Essa iluminação cenográfica valoriza os materiais e convida os visitantes a uma pausa contemplativa logo na chegada.

No centro desse pátio, uma escada helicoidal se ergue com leveza, conduzindo ao segundo pavimento. Combinando função e expressão formal, esse elemento se estabelece como ponto focal do projeto. A escada articula o fluxo para os pavimentos superiores, onde se localizam ambientes reservados para celebrações mais íntimas, como a sala de noivado. Contígua a esse espaço, encontra-se um restaurante com 80 lugares, adaptável a diferentes configurações e com vista panorâmica de 180 graus para o rio Chao Phraya.






No térreo, o percurso dos convidados se dá através de um anel de entrada, onde o projeto luminotécnico do forro acompanha o caminho até o salão principal. O espaço interno do salão é amplo e versátil, oferecendo área suficiente para refeições e dança sem perder a atmosfera intimista, essencial para eventos personalizados. Nos fundos, um pátio ao ar livre com dimensões generosas é destinado a cerimônias e recepções em meio à paisagem, com paisagismo em gramado e mobiliário externo, promovendo uma transição fluida entre interior e exterior. O projeto ainda prevê, até o final de 2025, a finalização de um bar no rooftop, pensado para receber as celebrações pós-evento. Essa cobertura será mais uma extensão da experiência, unindo vista privilegiada com atmosfera descontraída.

A forma e a espacialidade Rarin foram cuidadosamente projetadas para garantir conforto, funcionalidade e simbolismo em cada detalhe. Inspirado na forma da aliança, o edifício celebra o amor como elo central do programa arquitetônico, criando um espaço de encontro e afeto, onde cada ambiente convida à conexão e à celebração.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Fonte Velha / Martins Pimenta – Arquitetura e Construção

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em Matosinhos, a Casa da Fonte Velha é resultado de uma abordagem cuidadosa para criar um lar familiar contemporâneo que valoriza a convivência. Este projeto, destinado a um casal jovem com três filhos, enfoca a harmonia entre os espaços de convívio e a facilidade de receber amigos e familiares.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cabana Vermelha / Wiki World + Advanced Architecture Lab

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Vermelha é um projeto experimental do “Merryda Wiki World • Secret Camp”, localizado dentro de uma floresta de metasequoia habitada por aves migratórias, onde mais de uma dúzia de casas na árvore estão discretamente aninhadas. A cliente é uma senhora que também é dançarina e espera que o Wiki World possa personalizar uma cabana de férias na floresta. Este projeto também faz parte da iniciativa “Escola de Construção Wiki”, co-construindo com a natureza, representando mais uma tentativa da nossa equipe de explorar a diversidade dos espaços de vida.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


