Conecte-se conosco

Arquitetura

Dia das Crianças: 7 restaurantes temáticos para ir com os pequenos em São Paulo

Publicado

sobre




O Dia das Crianças se aproxima e, além de presentes, cada vez mais, as famílias querem proporcionar experiências e criar memórias com os filhos. Neste sentido, compartilhar uma refeição gostosa em um lugar diferente se torna uma opção para celebrar a data. A seguir, confira uma seleção de sete lugares que combinam boa comida com ambientação criativa para aproveitar com os pequenos em São Paulo.
1. Bob Esponja Burguer
Bob Esponja Burguer
Divulgação
Inaugurado em abril de 2024, o espaço foi totalmente pensado para os fãs da esponja-do-mar. A decoração conta com elementos e personagens da Fenda do Biquíni, incluindo a famosa poltrona do Bob Esponja, localizada no segundo pavimento, que é dedicado à casa da personagem principal.
Especializada em hambúrguer, a casa tem como carro-chefe o icônico hambúrguer de siri. Além da ambientação, o estabelecimento conta com dois espaços kids e uma loja com produtos temáticos.
O restaurante fica na rua Professor Atílio Innocenti, 53, Vila Nova Conceição. Mais informações em @bobesponjabyfanfood
Leia Mais
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
2. Eat Asia
Eat Asia
Divulgação
Focado na gastronomia asiática, o Eat Asia abriu as portas em 2019 e, quatro anos depois, em 2023, inaugurou uma unidade temática da Hello Kitty, no conceito 2D. No espaço, pintado pela artista plástica Carol Wang, as crianças encontram personagens em fibra licenciados da gatinha e ainda podem participar de encontros especiais com a personagem em algumas ocasiões. Hambúrgueres artesanais, yakisoba, pratos coreanos, sushi, sashimi, além dos doces personalizados, estão entre os sucessos da casa.
O Eat Asia possui sete unidades na capital paulista. A loja dedicada à Hello Kiity está localizada na rua Américo de Campos, 118, Liberdade. Mais informações em @eatasiabr | @hellokitty2d_eatasia
3. Fan Hour
Fan Hour
Divulgação
A Fan Hour é um restaurante temático com decoração inspirada em videogames, cultura pop e estética retrô. Nas mesas, os visitantes encontram estações de jogos com consoles, tanto retrô quanto modernos, para partidas rápidas. Aberta em 2020, a lanchonete especializada em hambúrgueres artesanais, tem ainda uma biblioteca de boardgames, com monitores que ensinam os jogos; uma sala vip com Nintendo/Switch e karaokê para eventos privados, além de personagens vivos e animação em datas especiais, como o Dia das Crianças.
A Fan Hour está na rua Artur de Azevedo, 898. Pinheiros. Mais informações em @fanhourbr
4. Taverna Medieval
Taverna Medieval
Divulgação
Hambúrgueres e pratos inspirados na idade média são as especialidades da casa aberta há nove anos, que conta com decoração que encanta adultos e crianças. O espaço conta com seis ambientes: o Mercado Medieval, o Bar, a Casa da Bruxa, o Grande Salão, a Área Viking e a Masmorra, todos com ambientação alusiva à época medieval. Acessórios de época, como espadas, coroas para princesas e príncipes; trono para fazer fotos, espelho mágico na casa da bruxa; além de um espaço de arco e flecha com orientador, completam as atrações da casa.
A Taverna, que atende somente com reserva gratuita, fica na rua Gandavo, 456, Vila Mariana. Mais informações em @taverna_medieval
5. Circo da Pizza
Circo da Pizza
Divulgação
A decoração circense, junto com atrações artísticas, que incluem performances de malabaristas, mágicos e palhaços, além de um circuito com camas elásticas, deixam adultos e crianças boquiabertos no Circo da Pizza. A casa, aberta em 2024, trabalha com um valor fixo, que inclui pizza salgada, cachorro-quente, pipoca, batata-frita e nuggets. Bebidas e sobremesas são pagas à parte.
O Circo da Pizza fica na avenida Otto Baumgart, 33, Vila Guilherme. Mais informações em @circodapizza
6. Vassoura Quebrada
Vassoura Quebrada
Divulgação
Com três unidades na cidade de São Paulo, a rede de restaurantes tem como foco o universo da magia e bruxaria. Todas as lojas são decoradas com caldeirões, lareiras, animais fantasiosos, vassouras e chapéus de bruxos. Além disso, o público pode optar por áreas do salão de refeições como a ‘estufa das plantas mágicas’, o ‘corredor dos quadros’, as ‘salas de aula’, entre outros. O cardápio inclui porções como fritas, tiras de frango e anéis de cebola, além de pizzas, pratos executivos e hambúrgueres, em versão clássica ou smash.
A loja mais antiga fica na rua Desembargador do Vale, 836, Perdizes. Mais informações em @vassouraquebrada.
7. PikurruchA’S
PikurruchA’S
Divulgação
A mascote “Ursinha Piku” e a decoração rosa são protagonistas do ambiente da PikurruchA’S, uma confeitaria aberta em 2013, com 1000 m², considerada a maior da América Latina. O cardápio traz mais de 120 opções de sobremesas e doces feitos na hora, como brigadeiros recheados e bolinho de chuva; além de pratos salgados, como mini coxinhas, pão de queijo recheado, pasteis em formato de coração e empanadas. Para acompanhar, a casa oferece uma linha de bebidas quentes e geladas, incluindo cafés especiais, milk-shakes, sodas e drinques autorais, com e sem álcool.
A PikurruchA’S tem três unidades na cidade de São Paulo, incluindo a do Museu da Imaginação, na rua Virgílio Wey, 100, Água Branca. Mais informações em @pikurruchas
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter



Fonte: Casa Vogue

Arquitetura

Tudo azul: apartamento de 40 m² com decoração inspirada no livro Vinte Mil Léguas Submarinas

Publicado

sobre




Projetar um apartamento de 40 m² de frente para o mar implica, necessariamente, assumir uma posição. Nesse caso, o Zyva Studio decidiu fazê-lo sem rodeios e mergulhou de cabeça. Literalmente. Em Marselha, a poucos metros do porto e da Catedral de La Major, o projeto foi concebido como uma cápsula subaquática ancorada à cidade — um lar azul onde a arquitetura é um exercício de imersão, e não de contemplação.
Da janela, é o horizonte que define o tom do projeto. O azul se desdobra como uma paisagem contínua, diluindo as fronteiras entre interior e exterior, realidade e ficção. Aqui, não estamos apenas em Marselha: estamos também dentro de Vinte Mil Léguas Submarinas, um clássico escrito por Júlio Verne. Essa é a referência literária que guia a imaginação de Anthony Authié, fundador do estúdio responsável pelo projeto, que descreve o espaço como “uma reinterpretação livre de uma paisagem subaquática”.
Nesse interior, o azul é o protagonista absoluto. Mas não um azul decorativo, e sim um azul envolvente, quase físico. Ele aparece no chão, que assume a cor do horizonte do mar, nas paredes e, com especial intensidade, no banheiro, inteiramente revestido de mármore da mesma tonalidade. Authié o descreve como um espaço “cavernoso e monástico”, um lugar de contemplação onde o silêncio parece se amplificar. A sensação não é apenas visual: é perceptiva e sensorial.
LEIA MAIS
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Uma divisória com janelas redondas separa a área social do quarto; no piso, uma versão em tons creme das tradicionais listras náuticas
Yohann Fontaine/Divulgação
Anthony Authié, do Zyva Studio, reinterpreta a paisagem aquática neste apartamento de 40 m² no centro de Marselha
Yohann Fontaine/Divulgação
As vigias reforçam essa ideia. Funcionam como limiares simbólicos entre os cômodos e, ao mesmo tempo, como alusões à ficção científica oceânica. Olhar através delas é observar outro mundo por dentro, como se o apartamento se movesse entre duas realidades sobrepostas.
A identidade do Zyva Studio se revela nos detalhes: puxadores que lembram ouriços-do-mar, tomadas impressas em 3D em formato de água-viva, algas imaginárias emergindo das paredes. Até mesmo os móveis, com suas formas arredondadas, parecem vivos, integrados a esse ecossistema imaginado. No quarto, um pequeno espelho posicionado no centro de uma armadilha para ursos faz alusão ao mito de Narciso: para se ver, é preciso se aproximar, correndo o risco de ser capturado.
A sala de jantar, em tons de areia, é um espaço contínuo definido por formas curvas e mobiliário feito sob medida
Yohann Fontaine/Divulgação
Uma pia de aço e um espelho que lembra ouriços-do-mar adornam o cômodo
Yohann Fontaine/Divulgação
Detalhe do dormitório também decorado com marcenaria azul e itens de cama bege
Yohann Fontaine/Divulgação
Uma única divisória central atravessa o apartamento, separando claramente a área diurna — cozinha e sala de estar — da área noturna, onde ficam o quarto e o banheiro. Essa parede é pintada de azul profundo, enquanto o restante recebe um bege mineral que remete às rochas da cidade. O piso, com padrão náutico em tons de creme, evoca a fachada da Catedral de La Major e, ao mesmo tempo, revisita um dos grandes clássicos do design de interiores — um exercício recorrente na obra de Anthony Authié, sempre interessado em desafiar o familiar para levá-lo a outro patamar.
A cozinha em tons de bege mineral se abre para a sala de estar
Yohann Fontaine/Divulgação
LEIA MAIS
A parede divisória possui armários com acabamento em puxadores desenhados pelo Zyva Studio
Yohann Fontaine/Divulgação
Para diluir a fronteira entre os dois mundos — e brincar com essa separação sem torná-la rígida —, as janelas redondas rompem a divisória num gesto simbólico, permitindo a passagem de um mundo para o outro. “É a curiosidade de uma criança que espreita por um buraco de rato para descobrir a paisagem do outro lado”, explica o designer.
O projeto convida a olhar e a ser olhado, a observar a vida na sala de estar a partir do quarto e vice-versa, estabelecendo um diálogo visual constante entre os espaços. Assim, o apartamento se torna um dispositivo de fuga: “Este lugar permite escapar do cotidiano e viajar para um mundo diferente. Pelo menos, é esse o meu objetivo.”
*Matéria publicada originalmente na Architectural Digest França
Revistas Newsletter



Fonte: Casa Vogue

Continue Lendo

Arquitetura

Esta vila de apenas 400 habitantes já foi o grande paraíso dos artistas espanhóis

Publicado

sobre


Delgado, hoje considerado um dos maiores representantes do expressionismo espanhol, deixaria registrado o nome de todos os que viveram neste refúgio de artistas, com anotações como “Enrique Azcoaga, caminhante solitário e poeta autor de vários poemas sobre o povoado”; ou “Frank Mendoza, escritor surpreendente e inesperado”, para concluir que “Todos pintaram aqui, escreveram, passearam, encontraram-se e espalharam seu entusiasmo. Foi um momento surpreendente, dificilmente repetível, que deixou em nossas almas melancolia e saudade de um tempo tão próximo e já distante.”



Fonte: Casa Vogue

Continue Lendo

Arquitetura

Nova Prefeitura de Scharrachbergheim / AL PEPE architects

Publicado

sobre


Nova Prefeitura de Scharrachbergheim / AL PEPE architects - Imagem 2 de 35Nova Prefeitura de Scharrachbergheim / AL PEPE architects - Imagem 3 de 35Nova Prefeitura de Scharrachbergheim / AL PEPE architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, VigaNova Prefeitura de Scharrachbergheim / AL PEPE architects - Fotografia de ExteriorNova Prefeitura de Scharrachbergheim / AL PEPE architects - Mais Imagens+ 30