Arquitetura
Escritório Jardim Sagehaus / RAD+ar (Research Artistic Design + architecture)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto buscou resolver o paradoxo de equilibrar dois objetivos: por um lado, manter um espaço em branco, flexível e criativo, cheio de possibilidades; por outro, oferecer um ambiente de trabalho e aprendizado seguro e eficiente. A estratégia de projeto organiza o edifício em três zonas horizontais visualmente conectadas: um espaço público inferior para atividades criativas e sociais combinadas, ambientes de escritório eficazes e controlados no nível intermediário, e um jardim público flexível para atividades no terraço superior.

O Sagehaus Office Garden é concebido como um “Domo para o Vento”, um espaço escavado ao contrário que canaliza e intensifica as brisas suaves de Jacarta por meio de áreas sombreadas e protegidas para encontros e socialização, criando um ambiente agradável e seguro para todas as atividades da equipe. Os corredores ventilados entre os blocos foram projetados para proporcionar conforto máximo e estimular a interação, com espaços adequados para grupos de diferentes tamanhos. Essa solução de direcionamento do vento se mostrou extremamente eficaz, oferecendo brisas constantes que amenizam a alta umidade da cidade. Já a cobertura foi transformada em um grande telhado verde recreativo com academia para uso dos funcionários.


O projeto integrou estratégias arquitetônicas que aliam desempenho energético eficiente à definição do caráter da edificação. O espaço público no centro do terreno foi tratado como um monólito escavado, aproveitando a massa térmica para conforto ambiental. Ao mesmo tempo, o desenho das escadas foi pensado como um elemento de destaque, incentivando seu uso como alternativa viável aos elevadores.




Nas fachadas, grandes aberturas foram esculpidas para reduzir a incidência direta do sol, ao mesmo tempo em que permitem abundante iluminação natural por meio de “fendas e perfurações”. Todas as aberturas, reentrantes e indiretas, foram cuidadosamente posicionadas para evitar a radiação solar direta e, assim, o efeito estufa.





Do ponto de vista da funcionalidade para os usuários, o projeto de uso misto oculta uma sala de arquivos de alta segurança no núcleo central, cercada por estações de trabalho em plano aberto e flexível, ladeada por uma série de salas de reunião de diversos tamanhos, além de jardins de bolso e áreas informais de convivência. Essa configuração favorece deslocamentos curtos em cada pavimento, facilitando a transição entre mesas, salas de reunião, lounges e áreas de lazer, tudo pensado com acesso democrático e sutis variações entre os níveis. Um elemento constante em todos os andares é a localização dos sanitários e áreas de serviço em alas separadas, concebidas como “banheiros-jardim” — solução que garante conforto no clima tropical e reduz o consumo energético.


O Sagehaus Office Garden é um escritório especializado em vestuário esportivo, localizado na zona oeste de Jacarta. O projeto combina áreas de trabalho de alta densidade com uma ampla variedade de espaços para diferentes atividades. Seu design propõe um novo paradigma para escritórios sustentáveis em climas tropicais, por meio de uma estrutura urbana densa e perfurada, que permite a entrada abundante de luz natural e ventilação cruzada em todos os ambientes — mesmo com sua volumetria robusta.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3532 m²
Ano:
2025
Fabricantes: LifeSmart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no interior de um vulcão extinto em forma de “C”, que entrou em erupção há aproximadamente 150.000 anos, durante o Período Pleistoceno da Época Quaternária. Trata-se de um dos 108 vulcões da Área de Estepes e Vulcões de Baiyinkulun. A região é rica em recursos naturais e apresenta uma paisagem selvagem composta por montanhas, vulcões, zonas úmidas, florestas, campos, lagos, estepes, terras arenosas e campos de neve, que, em conjunto, favorecem uma biodiversidade abundante e contextos culturais diversos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
Arquitetura
Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
120 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Donar, Flos, Ligne Roset, Rex Kralj, TON

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no limite da planície de Murska Sobota, esta casa unifamiliar é concebida como um pavilhão na paisagem, onde a vida cotidiana se desenrola entre o interior e o jardim. Em vez de se impor ao entorno, a casa se abre para ele.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


