Arquitetura
Fotógrafo francês revela a poesia das estufas abandonadas pelo mundo | Arte
Conhecido por realizar fotos de lugares abandonados, os trabalhos de Veillon costumam ter como foco a efemeridade, levando as pessoas a imaginarem como seria a vida em determinado lugar, caso não houvesse mais humanos. Na série Jardins Secretos, em particular, além de trabalhar o aspecto do efêmero, ele também chama atenção para o caráter contraditório, visto que as estufas são criadas para proteger as plantas, mas ao serem abandonadas são tomadas por elas.
“Muitas emoções surgem quando olhamos fotografias de uma estufa abandonada onde a natureza de repente se rebelou e decidiu retomar o espaço. Perguntamo-nos que história se esconde por trás das folhas que agora cobrem os vitrais enferrujados e as antigas estruturas de metal. Após um momento de reflexão, lembramos que a principal função dessas estufas de inverno era proteger nossas plantas dos elementos, animais e outras ameaças. É irônico ver que, pelo contrário, a natureza se sentia aprisionada ali e procurou se libertar de seu captor, liberando sua força imparável”, diz Veillon em seu site ao apresentar a série.
No texto que apresenta a série, o fotógrafo ressalta que é necessário cuidar do planeta, caso não se queira que ele acabe como as imagens. Além disso, lembrando a tragédia de Chernobyl, onde mais de 35 anos após o desastre nuclear, flora e fauna retornaram, ele sugere que a humanidade pode ser mais perigosa do que os próprios desastres.
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


