Arquitetura
Instalação Flower Room / Office for Roundtable + JXY Studio
- Área:
10 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Stainless steel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Flower Room é um diálogo íntimo entre elementos da natureza. Situado na interseção do campo e da floresta em Huizhou, China, ele forja uma estrutura ecológica de cuidado, tornando-se um micro laboratório de simbiose entre plantas e insetos. Ao contrário das estufas convencionais que criam ambientes fechados e controlados, o Flower Room é posicionado para ser aberto e poroso, permitindo que a luz do sol dance, a chuva flua e o vento traga mudanças no microclima, junto com pássaros, abelhas e borboletas que vagam adentro.
Devido ao crescimento desenfreado de espécies invasoras na floresta, como plantas trepadeiras que sufocam a luz solar no nível do solo, o ecossistema local tem diminuído gradualmente. Como uma instalação temporária, Flower Room propõe uma possibilidade de restaurar a diversidade ecológica. Em suas estantes de plantio verticais, plantas nativas são elevadas acima das espécies invasoras no chão; caixas de flores são posicionadas em diferentes alturas e orientações, proporcionando uma variedade de microclimas moldados por diversas condições de luz e água.
As plantas são incentivadas a crescer e interagir em seus próprios ritmos: algumas desdobram folhas tenras, outras florescem e dão frutos, enquanto algumas acumulam sementes e raízes. O Flower Room torna-se um palco vivo que constantemente desdobra a riqueza da biodiversidade: polinização, dispersão de sementes, o voo de abelhas e borboletas, e a busca e empoleiramento de pássaros, todos reunidos nesta sala de estar viva para espécies além dos humanos.
Construído com uma estrutura leve de aço modular, o Flower Room apresenta um alto grau de adaptabilidade que provoca uma diversidade de condições espaciais, permitindo que seja replicado em diferentes locais no futuro. Ao melhorar sua estabilidade através de componentes entrelaçados, a instalação toca o solo apenas por meio de alguns suportes, minimizando assim a perturbação do solo e outras condições do terreno.
Flower Room é mais do que uma instalação de cuidado na temporalidade—é um micro experimento em restauração ecológica, uma conversa delicada com a natureza. Em sua pequena estrutura, os ciclos da vida são apresentados, ampliados e reimaginados, com forças e fluxos da natureza em ação. Ele sussurra que a ecologia não vive apenas em vastas terras protegidas; mesmo dentro de cinco metros quadrados, a vida pode se entrelaçar, com amor e cuidado abundantes.
Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cabana Vermelha / Wiki World + Advanced Architecture Lab

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Vermelha é um projeto experimental do “Merryda Wiki World • Secret Camp”, localizado dentro de uma floresta de metasequoia habitada por aves migratórias, onde mais de uma dúzia de casas na árvore estão discretamente aninhadas. A cliente é uma senhora que também é dançarina e espera que o Wiki World possa personalizar uma cabana de férias na floresta. Este projeto também faz parte da iniciativa “Escola de Construção Wiki”, co-construindo com a natureza, representando mais uma tentativa da nossa equipe de explorar a diversidade dos espaços de vida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Pavilhão Kulhad / Wallmakers | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
1025 ft²
Ano:
2025

‘Kulhads’ ou ‘canecos de barro’ (canecos de terracota) costumavam ser uma visão familiar nas estações de trem, usados para beber chá quente ou lassi (leite coalhado), e eventualmente jogados nas praias e trilhos de trem na Índia.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


