Arquitetura
Jardim Botânico Guangzhou Yunxi / AECOM + Architectural Design & Research Institute of SCUT + Guangzhou Landscape Architectural Design & Research Institute

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O Jardim Botânico Yunxi é uma iniciativa fundamental que avança as estratégias nacionais da China para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável em Guangzhou. Como um núcleo crítico dentro da integração urbano-parque “1+3+N” da cidade, a ideia do projeto é criar uma rede abrangente que integre perfeitamente a conservação de plantas, a pesquisa científica, a educação pública e experiências imersivas para os visitantes. Ele se destaca como um modelo pioneiro para harmonizar os recursos botânicos nacionais com a acessibilidade de um parque comunitário.



Guiada pelos princípios de “Integração Urbano-Natureza, Coexistência Ecológica e Acessibilidade Pública”, a equipe da AECOM colaborou com parceiros locais para entregar um projeto paisagístico abrangente para a melhoria ambiental do Jardim Botânico Yunxi.


Após três anos de trabalho, o jardim agora apresenta um centro de educação natural, cinco jardins botânicos de exibição especializados e três trilhas ecológicas de lazer. Ele se destaca como um oásis verde, acolhido por residentes e visitantes como um renomado refúgio urbano.



Cidade + Floresta — Localizado aos pés da Montanha Baiyun — o “pulmão verde central” de Guangzhou — o jardim cobre uma área central de aproximadamente 35 hectares. Originalmente inaugurado como Parque Yunxi em 1999, o local passou por uma revitalização essencial para se alinhar com a evolução da cidade após a relocação do aeroporto, o desenvolvimento da Nova Cidade Baiyun e a expansão do metrô. Hoje, serve tanto como um portal para os locais descobrirem experiências na natureza quanto como um destino recreativo elevado que aumenta o apelo da Montanha Baiyun.


Ecologia + Arte — O design integra habilidosamente a gestão ecológica da água e Soluções Baseadas na Natureza (NbS), remodelando a topografia natural do local enquanto implementa acessibilidade inclusiva para todas as idades. Estruturas artísticas, exibições botânicas inovadoras e “exposições de arte-natureza” promovem o engajamento da comunidade, estimulam o valor econômico e garantem a vitalidade sustentada do parque.


Fonte: Archdaily
Arquitetura
Apartamento da Casa na Árvore / Projekt V Arhitektura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
100 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artisan, Gazzda, Krivaja Homes, Zanat, prostoria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este retrofit sustentável de 100 m², assinado pelo Project V Architecture, transforma um apartamento em Sarajevo — situado em um edifício de pátio da era austro-húngara — em um universo acolhedor e sensorial, construído a partir de materiais naturais. Pensado para uma família jovem, o projeto utiliza revestimentos em madeira de cerejeira, paredes pintadas com argila, bancadas de pedra, cortinas de linho, travertino e um detalhamento minimalista. O elemento mais surpreendente é uma Casa na Árvore infantil, pré-fabricada e sob medida, feita em madeira laminada de abeto. O apartamento evoca uma sensação de atemporalidade, dialogando com a tradição do minimalismo e do modernismo do século XX em Sarajevo, e abriga uma curadoria de artesanato e arte contemporânea da Bósnia.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Carla Diaz apresenta obra de arte personalizada para nova casa
“Foi uma obra desafiadora de ser criada. Uma encomenda feita praticamente às cegas, para representar uma pessoa que, desde criança, esteve dentro das nossas casas. Como retratar abstratamente toda essa personalidade da Carla? No abstrato, cada um enxerga um pouco do que tem dentro de si mesmo. Tive certeza de que acertei no equilíbrio e na energia da obra quando ela olhou e enxergou a alegria transbordando através das cores”, afirmou Leonardo.
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


