Arquitetura
Kide – Palco ao Ar Livre / Aalto University Wood Program

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Celebrando os 30 anos do Wood Program, este projeto construído aborda a necessidade de um espaço ao ar livre para eventos na cidade de Kuhmo, no leste da Finlândia. Rodeada por florestas, a cidade possui uma forte tradição em arquitetura de madeira, sendo reconhecida tanto como polo da indústria madeireira quanto pela realização de festivais musicais anuais.



Inspirado na geometria fractal dos cristais de neve — “kide”, em finlandês — o projeto traduz esse conceito em sua estrutura. Seu interior evoca a atmosfera silenciosa de uma floresta finlandesa, proporcionando uma experiência serena e imersiva. Além de servir como palco para apresentações, o espaço também é utilizado pelos moradores nas atividades cotidianas do mercado local.


A cobertura repousa delicadamente sobre dois cantos, tocando o solo com leveza. O volume é definido por oito treliças entrelaçadas e conectadas mecanicamente que formam uma geometria quadrada. Essas treliças, feitas em madeira laminada colada (glulam), foram pré-fabricadas na oficina da Universidade Aalto e montadas no local. Uma malha metálica translúcida envolve a estrutura, revelando com elegância a complexidade do madeiramento e ampliando sua profundidade visual. O telhado, composto por oito painéis pré-fabricados de LVL (laminated veneer lumber), combina resistência e expressividade formal.


O deck elevado e o pano de fundo, construídos com madeira de pinho local, criam um ambiente acolhedor e convidativo para as apresentações. Desde sua inauguração, o espaço tem acolhido uma diversidade de eventos — festivais de música folclórica, espetáculos de dança, corais, bandas de rock e cerimônias públicas. A presença dessa estrutura impactou significativamente a cidade de 8.000 habitantes, revitalizando a praça central e trazendo nova vida e dinamismo cultural à comunidade.


Com o uso de materiais de origem biológica, como a madeira, o projeto reafirma seu compromisso com a sustentabilidade. O baixo impacto ambiental, aliado a uma construção durável, contribui para a redução no consumo de recursos ao longo do tempo, promovendo uma abordagem consciente e responsável em relação ao ambiente construído.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


