Arquitetura
Lancheria do Ildo / URBANODE arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
80 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Eliane, Pierini, gabriella

Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta para esta lancheria partiu da intenção de traduzir, por meio da arquitetura, a personalidade vibrante do cliente. Buscamos criar um espaço leve, alegre e convidativo, em que o uso das cores, da iluminação e dos materiais contribuísse para uma atmosfera descontraída e acolhedora. O projeto valoriza a informalidade do uso, mas com um desenho cuidadoso, marcado pelo detalhamento e coerência visual, ou seja, queríamos que o projeto remetesse às tradicionais lancherias, contudo, que contrastasse das mesmas pelas soluções bem pensadas em alto nível de projeto (uma vez que esse é um tipo loja que não costuma considerar a contratação de projeto arquitetônico, ao menos não no nosso contexto local).




O maior desafio foi alinhar o orçamento restrito com a ambição de um espaço bem resolvido e rico em detalhes. Era fundamental encontrar soluções que fossem acessíveis financeiramente, mas que não comprometessem a qualidade do resultado. A estrutura existente também exigiu atenção especial, já que tratava-se de um imóvel com muitos acabamentos inadequados para o novo uso e acabamos por não utilizar nada do antigo ponto comercial. Optamos por técnicas simples, de rápida execução e fácil manutenção. A infraestrutura foi toda refeita: utilizamos revestimentos cerâmicos de aplicação direta, pintura acrílica em cores vibrantes e mobiliário em serralheria com marcenaria sob medida, explorando texturas e contrastes. O projeto luminotécnico é funcional – apesar de não termos luzes gerais, que visam iluminar o espaço de maneira homogênea – mas pontuado por elementos decorativos que reforçam a identidade do espaço.

A lancheria está situada no térreo de um clube, apesar de ter acesso independente para a rua. A configuração espacial foi um ponto central do projeto: a posição estratégica da cozinha — fica recuada, porém não ocupa toda a largura do projeto, criando um corredor de atendimento e circulação — permitiu liberar a fachada para o salão de atendimento, garantindo maior visibilidade e fluidez. O acesso à cozinha também foi otimizado, integrando um pequeno depósito de apoio ao fluxo operacional. Essa solução garantiu o melhor aproveitamento da área útil, contribuindo para a funcionalidade e o conforto tanto da equipe quanto dos clientes.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa RDS / Luiz Paulo Andrade Arquitetos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Da diplomacia à vida familiar contemporânea. Reinventando um projeto de Vanguarda, a Casa RDS passou por uma notável transformação, unindo história e modernidade em um projeto de reforma inovador. A residência foi originalmente projetada nos anos 1960, pelo arquiteto carioca Américo R. Campello, para ser a morada do Cônsul Britânico em São Paulo, e posteriormente adaptada a fim de ser o Consolado da Inglaterra na década de 1980. Atualmente, ressurge como um lar sofisticado para uma família do século XXI. O projeto de Campello, cuja estrutura foi considerada inovadora para a época, foi descaracterizado por conta de alterações ao longo dos anos. Nosso objetivo de projeto passou a ser reforçar a volumetria original, através da recuperação dos amplos e belos balanços, além de ampliar os espaços internos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa MJ / majo | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
250 m²
Ano:
2021
Fabricantes: Deca, Drenaltec, Luchi Esquadrias em Alumínio, Marmoraria Valinhos, Portobello, Solo Revestimentos, Teceart Móveis e Planejados

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa casa foi pensada para ser muito mais do que apenas um local para viver; ela é uma extensão de quem somos. O conceito de integração entre os espaços foi um dos nossos maiores focos, permitindo uma convivência contínua e harmônica entre os ambientes internos e externos. Utilizamos materiais naturais, como a madeira, o concreto e o tijolo, que trazem autenticidade e aconchego ao projeto, sem perder o toque contemporâneo.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Colibri / Estudio Libre MX

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
376 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada ao sul da Cidade do México, esta casa foi projetada com o objetivo de acolher encontros e eventos, oferecendo um espaço de convivência e lazer familiar, tendo a piscina como eixo central do projeto.

-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


