Tecnologia
Meta passa a mostrar nas redes conteúdo político de contas que usuário não segue


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As redes sociais da Meta (Facebook, Instagram e Threads) começaram a mostrar na linha do tempo de publicações conteúdos políticos de perfis não seguidos pelo usuário, disse o presidente do Instagram, Adam Mosseri, em publicação feita na quarta-feira (8) na rede de fotos. “Se você ainda não reparou as mudanças, deve começar a percebê-las nas próximas semanas.”
A mudança é o efeito prático da “volta do conteúdo cívico”, anunciada pelo CEO do conglomerado, Mark Zuckerberg, na terça (7), a poucos dias do início do mandato presidencial de Donald Trump. A empresa também diminuiu as salvaguardas contra discurso de ódio em debates políticos, passando a permitir ofensas a grupos LGBTQIA+ e migrantes.
Em fevereiro de 2021, logo após a posse do então presidente Joe Biden nos Estados Unidos, a Meta anunciou que reduziria a exposição dos usuários a publicações relacionadas a debates considerados ideológicos ou eleitorais. Ficariam isentos da medida os posts de blogs governamentais.
Além das publicações por contas de políticos profissionais, a big tech define como conteúdo político as publicações com menções a governos, eleições ou “tópicos sociais que afetam grupos de pessoas ou toda a sociedade”. A empresa cita, em suas diretrizes da comunidade, como exemplo de discussões políticas a limitação do acesso a banheiros por gênero ou restrições por gênero ao alistamento militar.
Procura pela reportagem, o conglomerado afirmou que não iria comentar.
Em teste feito pela Meta com usuários americanos no fim de 2020 e em meados de 2022, a parcela dos conteúdos de matiz político visualizados pelos usuários caiu de 6% para 3%.
O controle para classificar a natureza da publicação primeiro passava por um filtro algorítmico. Em maio de 2022, a empresa afirmou que diminuiu a relevância de compartilhamentos e comentários nas publicações de cunho eleitoral ou social visando a redução de alcance.
Em 2021, o conglomerado reconheceu que as mudanças teriam efeitos no tráfego nas redes como um todo.
As contas que publicavam conteúdos do gênero deixavam de receber recomendações -quando a publicação fura a bolha do grafo de seguidores e aparece para estranhos. “Os criadores podem se despreocupar com isso”, afirmou Mosseri.
Nos Estados Unidos, a empresa lançou em setembro a opção de ajustar o feed de notícias de Facebook, Threads e Instagram para mostrar mais conteúdo de cunho ideológico ou eleitoral. A configuração chegou ao Brasil após as eleições de 2024 em 27 de outubro.
De acordo com Mosseri, a atualização deve chegar a outros países “na próxima semana”.
As mudanças devem ter mais efeito no Threads, a rede social de textos curtos lançada pela Meta em uma tentativa de ocupar o vácuo deixado pela queda de popularidade do X (ex-Twitter). “Muitas pessoas nos pediram para ver mais publicações políticas”, afirmou o executivo.
No Threads, o ajuste de exposição a conteúdo político deve ter três níveis: baixa, moderada ou alta.
Além disso, o presidente do Instagram disse que a Meta abandonará a postura proativa de moderação e passará a tomar medidas após receber denúncias dos usuários.
Segundo comunicado oficial da Meta, as mudanças visam diminuir a quantidade de erros e aumentar a liberdade de expressão.
A remoção, disse Zuckerberg, ocorria com auxílio de “sistemas complexos”. “Mas o problema com sistemas complexos é que eles erram, mesmo se eles acidentalmente censurarem apenas 1% dos posts.”
Para a ex-diretora de assuntos globais da big tech Katie Harbath, o anúncio do CEO segue um padrão: “Depois das eleições americanas, Zuckerberg recalibra as políticas da Meta.”
Ela recorda que em 2017 o Facebook lançou um manifesto reforçando medidas de integridade da informação, após a repercussão da possível influência das redes sociais na primeira eleição de Trump no embate com a democrata Hillary Clinton.
Tecnologia
Vídeo mostra drone indo dos 0 aos 200km/ em apenas 1 segundo


Um vídeo compartilhado pela página Trinx Pepino no Instagram e que também se tornou viral na rede social X e no Reddit mostra um drone indo dos 0 aos 200km/h em apenas um segundo, exibindo um arranque capaz de causar inveja a muitos carros de alta cilindrada.
Segundo o site Digital Trends, o vídeo é um sinal da rápida evolução da tecnologia usada em drones e sobretudo dos modelos FPV mais modernos, que não só estão equipados com baterias mais potentes, como também estão cada vez mais leves.
Se continuarmos nesta direção, fica cada vez mais provável que no futuro vejamos uma popularização de corridas de drones e competições de velocidade destes pequenos gadgets. Estas competições – como a Drone Racing League – já nos permitem atestar a evolução que a tecnologia de drones tem tido nos últimos anos, com os participantes voando rapidamente em pistas de obstáculos.
Entretanto, nada como ver acima o vídeo compartilhado pela página de Instagram.
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Tecnologia
Empresa de IA de Musk procura engenheiros para criarem… ‘waifus’


A empresa de Inteligência Artificial de Elon Musk, a xAI, anunciou esta semana uma dupla de assistentes digitais com avatares virtuais e, ao que parece, pretende continuar a investir em uma maior variedade de opções que passam por uma maior quantidade de “waifus”
O termo ‘waifu’ surge especificamente em uma vaga de emprego compartilhada pela xAI e diz respeito a uma personagem fictícia do sexo feminino com a qual o usuário possa desenvolver sentimentos românticos. O termo ‘waifu’ deriva de ‘wife’ (esposa, em inglês) e, normalmente, encontra-se mais predominantemente associada às comunidades de aficcionados por games ou animação japonesa.
A vaga de emprego em questão foi publicada pela própria xAI na rede social X com o título “Fullstack Engineer – Waifus” e indica que a empresa está à procura de “engenheiros multimídia e criadores de produto excepcionais que queiram fazer dos avatares em tempo real do Grok os melhores do mundo”.
Vale lembrar que o ‘bot’ de conversação criado pela xAI e disponível sob forma de app e para todos os usuários do X, o Grok, já conta com um assistente/avatar virtual que se enquadra nesta descrição de ‘waifu’. Chama-se Ani e tem estado entre as opções mais populares para os usuários do X, contando até com um modo em que fica em roupa íntima e dança caso lhe seja pedido.
Vale destacar que a xAI não lançará apenas avatares virtuais que representem personagens do sexo feminino. O próprio Musk anunciou recentemente o lançamento de novo um avatar virtual com roupa e cabelo preto que, de acordo com o dono da xAI, tem uma personalidade “inspirada por Edward Cullen de ‘Crepúsculo’ e Christian Grey de ‘As Cinquenta Sombras de Grey’”.
Mais tarde, Musk explicou que este novo avatar se chamará Valentine e que o nome foi inspirado no protagonista do livro ‘Stranger in a Strange Land’ da autoria de Robert A. Heinlein.
His name will be Valentine, after the protagonist in Stranger in a Strange Land, the Heinlein book where our AI name “Grok” was created.
To Grok something means to understand deeply and empathetically. https://t.co/w5ZvBzDcKa
— Elon Musk (@elonmusk) July 17, 2025
Este livro, lançado em originalmente em 1961, conta a história de Valentine Michael Smith, um humano nascido em Marte e que, ao entrar na idade adulta, vem para a Terra onde consegue influenciar a cultura no nosso planeta. Apesar de ter ganho um Prêmio Hugo na categoria de Melhor Romance em 1962, o livro gerou na época alguma controvérsia que o levou a ser banido em escolas e bibliotecas nos EUA.
Apesar de popular entre os fãs de Elon Musk e usuários entusiasmado do X, o Grok esteve envolvido em polêmica devido a comentários antissemitas e até elogios a Adolf Hitler. Mesmo que Musk tenha culpado os usuários do X pela forma como (supostamente) haviam manipulado o Grok, a xAI chegou mesmo a ter de intervir, eliminando algumas publicações e a emitir um pedido público de desculpas.
O Grok foi atualizado recentemente mas, pouco depois, os usuários descobriram que o ‘bot’ de conversação recorria às publicações de Musk no X para basear as suas respostas em temas mais polêmicos. A xAI anunciou entretanto que esta situação foi corrigida e que o Grok deixou de ter como referência as publicações do dono da empresa.
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Fontes: Notícias ao Minuto
Tecnologia
Nintendo divulga elenco principal de filme inspirado em ‘Zelda’


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Nintendo revelou, nesta quarta-feira (16), o elenco principal do live-action inspirado em Zelda, um dos jogos de videogame de maior sucesso dos anos 1990.
A atriz inglesa Bo Braganson viverá a personagem-título, enquanto o ator Benjamin Evan Ainsworth será o elfo Link. Fotos dos atores caracterizados foram publicadas no X por Shigeru Miyamoto, criador dos jogos Zelda, Mario e Donkey Kong.
“Aqui é o Miyamoto”, escreveu ele na conta da Nintendo. “Estou grato em anunciar que, para o filme live-action de ‘The Legend of Zelda’, Zelda será interpretada por Bo Braganson-san e Link por Benjamin Evan Ainsworth-san. Estou ansioso para vê-los na telona.”
O criador do jogo, que assina a produção do longa, revelou também a data de lançamento prevista: 7 de maio de 2027.
Bo Braganson tem 21 anos e é conhecida pelos papéis nas séries “Three Girls” e “The Jetty”, do streaming da BBC, e “Nell, a Renegada”, da Disney+. No ano passado, estrelou o filme de vampiro “Os Radleys”.
Benjamin Evan Ainsworth, de apenas 16 anos, faz a voz de Pinóquio no remake de 2022 e estrela a série “A Maldição da Mansão Bly”, da Netflix.
A adaptação cinematográfica de um dos jogos de maior sucesso da Nintendo está sendo dirigida por Wes Ball, de “Maze Runner: Correr ou Morrer” (2014) e “Planeta dos Macacos: O Reinado” (2024).
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