Conecte-se conosco

Arquitetura

Mostra oferece imersão dentro do universo das casas pré-fabricadas no Japão

Publicado

sobre




Organizada pela Japan House São Paulo, a exposição traça a evolução das construções pré-fabricadas no país desde os anos 1950 A nova exposição da Japan House São Paulo vai te levar à uma imersão dentro do universo das casas pré-fabricadas no Japão. Chamada Anatomia pré-fabricada: um morar no Japão, a mostra traça a evolução das construções pré-fabricadas no país desde os anos 1950 – a técnica, que consiste na produção de partes da edificação em fábrica, permite construções mais rápidas, eficientes e sustentáveis. Com curadoria de Yoshikuni Shirai, professor da Universidade de Keio, e Natasha Barzaghi Geenen, a exposição fica em cartaz entre 1º de julho e 12 de outubro.
Na área externa, esta casa construída exclusivamente para a mostra convida os visitantes a uma experiência imersiva nas casas tradicionais japonesas
Marina Melchers
“As casas pré-fabricadas fazem parte do contexto japonês desde a Segunda Guerra Mundial, quando uma severa escassez de moradia levou a necessidade por construções mais rápidas e eficientes”, explica Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House e curadora da exposição.
A exposição traça a evolução das construções pré-fabricadas no país desde os anos 1950
Marina Melchers
Um dos destaques da mostra é uma casa da série NESTING, desenvolvida pela startup VUILD. A empresa permite que os clientes encomendem suas próprias casas pré-fabricadas de forma on-line, que chegam em formato de kits com peças pré-produzidas em madeira – pensados para serem montados pelos próprios usuários, familiares e amigos. A ideia foi concebida para solucionar a falta de mão de obra qualificada no Japão.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
A casa da série NESTINGS mostra a estrutura e planta de uma casa pré-fabricada japonesa desenvolvida pela startup VUILD
Marina Melchers
“Através de um corte vertical, os visitantes podem entender a ‘anatomia’ da casa”, conta Natasha. Dessa forma, é possível observar os componentes da casa apresentados separadamente, o que permite uma compreensão aprofundada do processo construtivo. “No chão, ainda, linhas marcam a extensão da residência, e como cada cômodo se divide na planta”, completa.
Initial plugin text
A residência é entregue aos clientes no formato de kits fáceis de montar, pensado para driblar a falta de mão de obra qualificada no Japão
Marina Melchers
Outro projeto em destaque é o Marebito no ie, também da VUILD, voltado à revitalização de regiões montanhosas que sofrem com a queda populacional. Apresentado em forma de maquete, sua proposta é funcionar como moradias compartilhadas feitas com madeira CLT, extraída de florestas locais, promovendo uma ocupação rotativa que vai além do turismo convencional.
LEIA MAIS
Esta maquete do projeto Marebito no ie mostra uma solução pré-fabricada para ser implementada em áreas rurais japonesas
Marina Melchers
Para completar, no espaço externo da Japan House, há uma área interativa construída especialmente para a exposição inspirada nas casas tradicionais japonesas, onde adultos e crianças podem experimentar a versatilidade dos espaços com tatames e divisórias móveis. “Os tatames eram – e ainda são – utilizados para delimitar os espaços dentro das casas tradicionais japonesas. Os cômodos eram pensados a partir da quantidade e disposição deles”, relata Natasha.
A mostra ainda conta com uma linha do tempo, detalhes dos materiais e montagens, e outros recursos utilizados na construção destas residências
Marina Melchers
A exposição convida o público a refletir sobre a adaptação dessas soluções ao contexto brasileiro, incentivando o debate sobre habitação sustentável e possíveis colaborações entre Brasil e Japão. Ao longo da programação, também serão oferecidas atividades acessíveis e educativas, reforçando o compromisso com sustentabilidade, inclusão e consciência coletiva.
Anatomia pré-fabricada: um morar no Japão
Local: Japan House São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo – SP
Data: 1º de julho a 12 de outubro de 2025
Horários: Terça a sexta, das 10h às 18h | Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h
Entrada: Gratuita
Para mais informações, acesse o site da Japan House São Paulo.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter



Fonte: Casa Vogue

Arquitetura

Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos

Publicado

sobre


Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.



Fonte: Casa Vogue

Continue Lendo

Arquitetura

Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico

Publicado

sobre


A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.



Fonte: Casa Vogue

Continue Lendo

Arquitetura

Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

Publicado

sobre




A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação



Fonte: Casa Vogue

Continue Lendo

Recentes

Copyright © 2025 Direitos Reservados - Grandes Obras