Arquitetura
Pavilhão MIEL / Pezo von Ellrichshausen

![]()
![]()
![]()
![]()


À medida que as árvores próximas envelhecem, sem pressa, este pequeno volume se tornará ainda menor. Encurralado contra uma floresta escura de coihues (Nothofagus dombeyi), esse contorno concentrado e sem direção definida ganha um sentido axial, explicitamente assimétrico: um lado se eleva, talvez sugerindo a forma de um cubo imaginário, enquanto o lado oposto permanece totalmente rente ao chão.



Essa frontalidade transforma a parede em um grande painel frontal, um plano silencioso reforçado por dois contrafortes que sustentam uma viga aparentemente inútil e na viga superior da abertura está gravado: NI MAS NI MENOS (“nem mais nem menos”, em espanhol), inscrição que contradiz o próprio silêncio da estrutura. Além desse limiar opaco — onde a folhagem é recortada por um óculo circular exagerado — já não se distingue onde termina a parede e onde começa o teto.


Embora, no interior, os vetores intencionais e gravitacionais — ou “a vontade do espírito e a necessidade da natureza”, como diria Simmel — se dissolvam em uma diagonal precisa, do lado de fora eles se tornam bastante evidentes. A topografia é ao mesmo tempo artificial e desprovida de propósito, já que alcançar o topo não altera de forma significativa o panorama.

Este bloco enganoso de concreto artesanal é relativo, não importa por onde se olhe: visto de longe, parece um monumento discreto; desde a floresta, surge como uma base interrompida; e, a partir do desconforto oblíquo da sala, revela apenas algumas delicadas linhas brancas que borram a impressão deixada pelo volume. Na sua planicidade quase sem espessura, a parede torna-se irreversível: do lado de fora, a moldura de um templo para as rainhas; do lado de dentro, o desenho puro de uma cabana de madeira arquetípica. Felizmente, esse dispositivo desordenado existe menos para ser contemplado e mais para ser utilizado: ali se processa uma modesta produção orgânica de mel — por isso as rainhas.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


