Arquitetura
Pilea peperomioides: tudo sobre a origem e o cultivo da planta chinesa do dinheiro

A Pilea peperomioides é uma das plantas favoritas dos amantes da natureza — e seu cultivo, nos últimos anos, foi impulsionado pelas redes sociais. Quando ela começou a aparecer em fotos com suas folhas perfeitamente arredondadas e caules finos, únicas e nunca antes vistas, muitas pessoas desejaram ter uma delas em casa.
Quem pretende cultivar a Pilea peperomioides precisa entender bem a espécie que veio da China: desde sua história até seus cuidados essenciais. Quais são suas características e como você pode se tornar o melhor pai de planta?
História e habitat da Pilea peperomioides
A cultura chinesa é rica em história, tradições e, claro, magníficas espécies de plantas. Tendo protegido cuidadosamente suas fronteiras e sido muito meticulosos com estrangeiros em suas terras, os chineses mantiveram a Pilea peperomioides escondida por séculos.
LEIA MAIS
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
No entanto, apesar do desconhecimento sobre a existência dessa planta, ela crescia protegida pelas árvores e pelo clima frio nas montanhas e penhascos da cordilheira de Cang Shan, no sudoeste de Yunnan. Certamente, uma vegetação tão esplêndida não poderia permanecer despercebida para sempre.
Acredita-se que a primeira pessoa no Ocidente a descobrir a Pilea peperomioides foi George Forrest, em 1906 — ou seja, apenas no séc. 20. Esse explorador escocês era famoso por percorrer as cordilheiras e planícies da Ásia em busca de flores e plantas que pudesse trazer para a Europa.
O formato e as folhas circulares da Pilea embelezam qualquer cantinho de casa
Getty Images
Porém, foi o norueguês Agnar Espegren quem realmente popularizou a Pilea peperomioides na Escandinávia, em 1945. Esse missionário foi responsável por divulgar a beleza natural e bastante incomum, pelo menos em termos europeus, da nossa querida pilea. Enquanto isso, as redes sociais, já no séc. 21, terminaram de espalhar a notícia sobre essa planta de folhas circulares que cativava a todos.
Características da Pilea peperomioides
As folhas redondinhas parecem moedas, por isso a Pilea também é chamada de planta-chinesa-do-dinheiro
Getty Images
É quase impossível não se apaixonar pela Pilea peperomioides. Sua fama deve-se principalmente ao seu formato único. Acostumados a folhas longas, ovais, pontiagudas ou bifurcadas, os olhos ocidentais brilharam de surpresa ao verem, pela primeira vez, círculos perfeitamente formados presos a pequenos caules. Além do formato, a vibrante cor verde e a estrutura em forma de treliça, que lembra um hemisfério, conquistaram muita gente. Se a beleza descrita até agora não bastasse, ela também floresce no final da primavera.
Conhecida como planta chinesa do dinheiro, sua característica mais notável atualmente é a capacidade de ser cultivada em ambientes internos, graças à domesticação a que foi submetida após sua descoberta e ao seu pequeno porte na maturidade, não ultrapassando 50 cm de altura, com folhas que não passam de 10 cm de diâmetro. Por fim, vale ressaltar que, embora possa parecer exótica, a Pilea peperomioides não é tóxica e pode conviver com cães e gatos.
Cuidados essenciais com a Pilea peperomioides
Vasos com pequenos brotos de Pilea
Getty Images
Vamos começar com a iluminação: esse aspecto é semelhante ao de muitas plantas de interior que temos em casa. Embora precise de uma boa quantidade de luz solar, ela não deve ser direta nem prolongada, e a planta prefere até mesmo uma sombra parcial suave. Devido ao seu crescimento lento, a Pilea não precisa de regas excessivas, pois suas raízes são muito suscetíveis à podridão se o solo ficar muito úmido.
Com que frequência você deve regar? Depende da estação: duas vezes por semana durante os meses mais quentes e a cada 7 a 10 dias quando o clima fica mais frio. No entanto, a regra de ouro é nunca deixar o solo secar completamente. Dica extra: verifique as folhas. Se estiverem amarelas ou caindo, a quantidade de água deve ser reduzida. Se estiverem marrons e secas, então a pilea está com sede.
Quando uma planta é originária do coração das montanhas, ela está acostumada a solos bem drenados. Portanto, vale apostar em um substrato com casca de pinheiro, por exemplo, que permita à água escoar. A adubação, embora não seja essencial, pode beneficiar o crescimento das flores durante maio e junho. Um pouco de fertilizante natural na primavera e no verão estimulará o surgimento dos botões brancos que aparecem com o clima mais quente. Por fim, a temperatura é um fator importante em seu crescimento? A planta não é particularmente exigente quanto a isso, preferindo temperaturas amenas entre 10 °C e 25 °C.
Initial plugin text
Como propagar a Pilea peperomioides
Pilea é fácil de cultivar e de propagar
Getty Images
A Pilea peperomioides é fácil de cultivar. Embora tenha crescimento lento, quando atinge a maturidade começa a produzir estacas — pequenos brotos que surgem lateralmente do caule principal. Esses brotos são a chave para sua propagação.
Para isso, basta cortar as estacas com muito cuidado e deixá-las em um copo com água por cerca de duas semanas. Naturalmente, embora a imersão dure em torno de 15 dias, a água deve ser trocada a cada dois dias, pois a água parada prejudica o objetivo principal: o desenvolvimento das raízes nos novos brotos. Assim que as raízes estiverem visíveis e com aproximadamente 5 cm de comprimento, você poderá transplantá-las para um local firme, com terra fresca.
Onde colocar uma pilea em casa?
A espécie prefere a luz indireta
Getty Images
Há dois fatores principais a considerar na hora de escolher o local da planta: suas necessidades de luz e sua beleza. Em relação ao primeiro aspecto, qualquer lugar com luz solar abundante, como jardins ou terraços abertos, está fora de questão, pois isso só acelerará sua deterioração. Quanto ao segundo, é claro, estamos nos referindo ao fato de que seu apelo estético deve ser admirado pelos moradores e visitantes da casa.
Assim, uma excelente opção é perto das janelas da sala de estar, onde ela pode receber luz solar indireta adequada sem sobrecarregar a Pilea peperomioides com calor e sol intensos. Para mentes mais criativas, por exemplo, ela pode ser pendurada perto de claraboias acima da escada ou em terraços com cobertura de policarbonato. Contanto que a planta seja o ponto focal, se ela está no chão, em um móvel ou pendurada é irrelevante. Agora, de acordo com o Feng Shui, a orientação sudeste é perfeita para permitir que a riqueza permeie a casa, já que a Pilea peperomioides, ou planta-do-dinheiro chinesa, tem uma relação estreita com a energia.
Qual o significado da Pilea peperomioides
A planta está associada à abundância e à amizade
Getty Images
Grande parte do seu fascínio na filosofia chinesa reside na sua capacidade de conectar a nossa realidade com significados transcendentais que trazem tranquilidade à mente e segurança ao coração. Essa visão de mundo, tão profundamente enraizada na espiritualidade, permite ver riqueza até mesmo na natureza, pois a própria natureza é abundância.
Assim, a Pilea peperomioides está associada à prosperidade e à abundância, devido à semelhança entre as folhas da planta e as moedas chinesas. Para além do âmbito financeiro, também lhe é atribuído o significado de amizade, uma vez que as estacas utilizadas para a propagação simbolizam laços e relações pessoais. E, por fim, menciona-se a boa sorte que se acredita que ela proporciona, pois a própria pilea é um talismã na cultura asiática.
Do ponto de vista etimológico e linguístico, seu nome científico deriva de pileus, que significa “chapéu” ou “boné romano”, aludindo à forma que a planta assume quando suas folhas crescem, ou seja, em uma espécie de semicírculo. Já peperomioides faz referência à semelhança com plantas do gênero Peperomia, especialmente na forma das folhas e na inflorescência.
*Matéria publicada originalmente na Architectural Digest México y Latinoamérica
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Casa Terra / Tomohiro Hata Architect and Associates

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve início com a seguinte pergunta do cliente ao arquiteto:
“A sociedade ao nosso redor parece muito madura; no entanto, muitos edifícios estão sendo demolidos um após o outro, mesmo quando ainda têm vida útil suficiente. Isso não acontece justamente por causa da perda de algo essencial?”

Fonte: Archdaily
Arquitetura
5ª edição da ABERTO ocupa Casa Bola, obra icônica de Eduardo Longo
Paralelamente, a ABERTO estreia a ABERTO Rua, iniciativa que leva mais de 15 obras comissionadas para o espaço público da Avenida Faria Lima, expandindo a mostra para o tecido urbano. “Na rua, a arte encontra quem não foi convidado”, afirma Filipe Assis, sintetizando o gesto de abrir a experiência artística ao acaso, ao trânsito e à diversidade da cidade.
Arquitetura
Bairro em Paris – Biblioteca Multimídia e Edifícios Residenciais / La Architectures + Atelier Régis Roudil Architectes + Nicolas Hugoo Architecture

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Nicolas Hugoo Architecture concluiu 36 unidades de habitação social; a LA Architectures, uma biblioteca pública e 75 apartamentos familiares; e o atelier Régis Roudil, uma moradia estudantil com 75 apartamentos no bairro Paul Bourget, no 13º arrondissement de Paris. A operação de revitalização do bairro Paul-Bourget teve início em 2014, com o objetivo de romper o isolamento da área e assegurar a melhoria duradoura do panorama urbano para seus habitantes. Liderado pela Elogie Siemp e pela Semapa, e projetado pela Urban Act, este ambicioso projeto de renovação urbana possibilitou a criação de uma nova geração de habitações nesse terreno de 4 hectares, além de restaurar a presença de áreas verdes e da biodiversidade.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


