Arquitetura
Quais utensílios não podem faltar na cozinha de um chef? Experts no assunto respondem | Design
A chef dos restaurantes Cuia e Clandestina considera a faca Chef Pro 8”, da marca alemã Zwilling – nascida em 1731, uma das grifes mais cultuadas por profissionais de cozinha –, muito mais que um utensílio. É, antes, uma extensão da sua filosofia culinária. Formada no Culinary Institute of America, em Nova York, e com passagens por cozinhas premiadas como El Celler de Can Roca, em Girona, na Espanha, Bel encontrou nesse artigo não apenas funcionalidade, mas apelo estético. “O que mais me chama a atenção é a beleza. Ela tem um design muito lindo”, afirma. Para a chef, que valoriza ingredientes nativos e agroecológicos em sua cozinha cosmopolita, a faca representa transformação. “Esse instrumento é o mais importante depois do fogo, ele faz muita magia acontecer. Pode mudar a textura e o cozimento, e muita coisa no processo dos alimentos por conta do tamanho, formato, precisão… O corte é tudo!” Seu ritual de cuidado – afiar e armazenar sempre com protetor – reflete o respeito pela ferramenta que considera essencial.
Arquitetura
No Japão, este estádio de futebol será totalmente sustentável e construído com ajuda da comunidade
Assinado pelo escritório japonês VUILD, o projeto pretende se tornar um modelo internacional de design sustentável e circular. Em contraste com os estádios monumentais que dominam friamente as grandes cidades, este equipamento esportivo em escala humana se inspira na tipologia de uma casa de dois andares. Construído com a participação de moradores e torcedores, o estádio será montado pela própria comunidade local, em um espírito que remete ao trabalho coletivo tradicional. Adaptado às condições climáticas da região de Fukushima, o projeto incorpora soluções de energia passiva, que vão da captação da água da chuva à ventilação natural.
Arquitetura
Casa Terra / Tomohiro Hata Architect and Associates

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve início com a seguinte pergunta do cliente ao arquiteto:
“A sociedade ao nosso redor parece muito madura; no entanto, muitos edifícios estão sendo demolidos um após o outro, mesmo quando ainda têm vida útil suficiente. Isso não acontece justamente por causa da perda de algo essencial?”

Fonte: Archdaily
Arquitetura
5ª edição da ABERTO ocupa Casa Bola, obra icônica de Eduardo Longo
Paralelamente, a ABERTO estreia a ABERTO Rua, iniciativa que leva mais de 15 obras comissionadas para o espaço público da Avenida Faria Lima, expandindo a mostra para o tecido urbano. “Na rua, a arte encontra quem não foi convidado”, afirma Filipe Assis, sintetizando o gesto de abrir a experiência artística ao acaso, ao trânsito e à diversidade da cidade.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


