Arquitetura
Residência MMB / Pitta Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Pitta Arquitetura assina o projeto da Residência MMB, uma casa localizada em Itamambuca, Ubatuba, com 250m² de área construída. O projeto visa criar um ambiente amplo e fresco, proporcionando conforto mesmo nos dias mais quentes da região. “Nosso objetivo foi criar uma casa que se integrasse com o clima quente da região litorânea, utilizando materiais naturais como madeira e vidro, que não apenas oferecem sofisticação, mas também uma sensação de acolhimento e conexão com o entorno natural”, explicam os arquitetos Thiago Brunini Pitta e Rodrigo Alves Pereira.


A área social da residência foi pensada para permitir a máxima transparência entre a frente e o fundo do lote, favorecendo a passagem de luz natural e ventilação. As grandes aberturas criam uma conexão direta entre os espaços internos e externos, com destaque para a cobertura com beirais chanfrados, que confere leveza e elegância à construção. “A cobertura com beirais chanfrados foi uma escolha estratégica para suavizar as linhas da construção e proporcionar um diálogo harmonioso com o ambiente natural. Além disso, a ventilação cruzada e as aberturas generosas garantem que a casa se mantenha fresca e iluminada”, afirmam os arquitetos.




Com 5 suítes, sendo 3 no térreo e 2 no pavimento superior, a casa também conta com uma cozinha que se conecta diretamente à sala de estar, à varanda e à área gourmet, criando um ambiente ideal para convivência e lazer. “A cozinha foi projetada como o coração da casa, conectando os moradores com o jardim e a área externa. Queríamos que ela fosse um espaço convidativo e funcional, perfeito para momentos de confraternização”, explica Rodrigo Alves Pereira.

A madeira, presente nos caixilhos, marcenaria e revestimentos, cria uma sensação de aconchego, enquanto o paisagismo com plantas nativas e adaptadas ao clima litorâneo traz frescor e cor, integrando ainda mais a casa com a natureza. “A ideia foi criar uma casa que fosse uma extensão do jardim, com materiais que se harmonizam com a paisagem ao redor e garantem uma experiência constante com a natureza”, conclui Thiago Brunini Pitta.

A Residência MMB é um exemplo de como a arquitetura pode ser integrada ao meio ambiente, oferecendo sofisticação e conforto ao mesmo tempo em que respeita o clima e as características naturais de Ubatuba.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa RDS / Luiz Paulo Andrade Arquitetos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Da diplomacia à vida familiar contemporânea. Reinventando um projeto de Vanguarda, a Casa RDS passou por uma notável transformação, unindo história e modernidade em um projeto de reforma inovador. A residência foi originalmente projetada nos anos 1960, pelo arquiteto carioca Américo R. Campello, para ser a morada do Cônsul Britânico em São Paulo, e posteriormente adaptada a fim de ser o Consolado da Inglaterra na década de 1980. Atualmente, ressurge como um lar sofisticado para uma família do século XXI. O projeto de Campello, cuja estrutura foi considerada inovadora para a época, foi descaracterizado por conta de alterações ao longo dos anos. Nosso objetivo de projeto passou a ser reforçar a volumetria original, através da recuperação dos amplos e belos balanços, além de ampliar os espaços internos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa MJ / majo | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
250 m²
Ano:
2021
Fabricantes: Deca, Drenaltec, Luchi Esquadrias em Alumínio, Marmoraria Valinhos, Portobello, Solo Revestimentos, Teceart Móveis e Planejados

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa casa foi pensada para ser muito mais do que apenas um local para viver; ela é uma extensão de quem somos. O conceito de integração entre os espaços foi um dos nossos maiores focos, permitindo uma convivência contínua e harmônica entre os ambientes internos e externos. Utilizamos materiais naturais, como a madeira, o concreto e o tijolo, que trazem autenticidade e aconchego ao projeto, sem perder o toque contemporâneo.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Colibri / Estudio Libre MX

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
376 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada ao sul da Cidade do México, esta casa foi projetada com o objetivo de acolher encontros e eventos, oferecendo um espaço de convivência e lazer familiar, tendo a piscina como eixo central do projeto.

-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


