Arquitetura
Restaurante Imanol / LADO Arquitectura e Design

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no Príncipe Real – em tempos um pacato bairro residencial, hoje um cosmopolita destino gastronómico – o Imanol reinterpreta a herança culinária do Pais Basco através de uma perspetiva marcadamente contemporânea.

Materializando esta visão, o atelier de arquitetura LADO transformou o rés do chão e a cave de um edifício do século XIX num espaço moderno e minimalista, que projeta uma identidade nova e arrojada, enquanto respeita a estrutura original do edifício.





A fachada totalmente envidraçada funciona como um limiar transparente, diluindo a fronteira entre interior e exterior. Esta permeabilidade visual atrai os transeuntes para o espaço, fomentando uma sensação de abertura e convidando à interação com a atividade culinária do restaurante.

O projecto é definido por uma paleta de materiais muito contida, em que o aço inoxidável é o principal protagonista. Este material é utilizado em paredes, tetos e mobiliário fixo, definindo um ambiente elegante e funcional. No centro do espaço, um balcão monolítico em aço inoxidável com tampo em polietileno – como uma gigante tábua de corte – estende-se ao longo da zona de refeições, acompanhado por bancos fixos do mesmo material. Reforçando a linearidade do espaço, foi desenhada uma comprida luminária em aço inoxidável, suspensa sobre o balcão.

Em contraste com as superfícies metálicas e frias, o chão é revestido com auto-nivelante na cor vermelho sangue de boi, conferindo calor e profundidade ao espaço. Esta tonalidade intensa ancora a sala, equilibrando a precisão refletora do aço com uma presença tátil e térrea. O teto, muito baixo, foi revestido em aço inox polido, criando um subtil efeito de espelho, ampliando a luz ambiente e expandindo visualmente o volume compacto. Esta superfície espelhada capta movimentos e interações, reforçando a energia dinâmica da experiência gastronómica.


A configuração do espaço privilegia a informalidade e a convivialidade – elementos centrais da cultura dos bares bascos. Vinte lugares fixos alinham-se ao longo do balcão central, enquanto dezoito lugares adicionais, em pé, estão dispostos ao longo das paredes, em pequenos tampos-prateleira, incentivando uma fluida interação de clientes. Cada lugar, sentado ou em pé, dispõe de um botão de chamada individual, com luz vermelha – um pormenor lúdico, mas funcional que personaliza o serviço e acrescenta um elemento visual interativo.

Através da sua linguagem material ousada, desenho sintético e planeamento espacial socialmente atento, o Imanol – mais do que um restaurante – assume-se como um marco cultural e arquitetónico no tecido urbano envolvente.

Arquitetura
Carla Diaz apresenta obra de arte personalizada para nova casa
“Foi uma obra desafiadora de ser criada. Uma encomenda feita praticamente às cegas, para representar uma pessoa que, desde criança, esteve dentro das nossas casas. Como retratar abstratamente toda essa personalidade da Carla? No abstrato, cada um enxerga um pouco do que tem dentro de si mesmo. Tive certeza de que acertei no equilíbrio e na energia da obra quando ela olhou e enxergou a alegria transbordando através das cores”, afirmou Leonardo.
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


